3 Política Monetária
Análises do primeiro semestre de 2021
Resumo
No primeiro semestre de 2021 a meta para a taxa Selic iniciou movimento de alta, passando de 2% ao ano (a.a.) em dezembro/2020 para 4,25% a.a. na reunião de junho/2021. O Copom, portanto, retomou o processo de elevação da taxa básica de juros devido ao aumento da inflação, que, inicialmente estava restrita às comoditties, sobretudo agropecuárias. No entanto, em 2021, com a redução das medidas de distanciamento social, a inflação foi se disseminando para outros segmentos, sendo motivo de preocupação de todos os agentes econômicos. Em junho, o IPCA acumulado estava em 8,35% e, segundo as expectativas de mercado contidas no último boletim Focus do 1º semestre, o IPCA fecharia o ano em 6%. Assim, os riscos de não cumprimento da meta de inflação, de 3,75% em 2021, particularmente, são altos. Quanto às operações de crédito bancário, tanto os novos empréstimos (concessões) como o estoque de crédito (saldo) tiveram desempenho positivo no 1º semestre. As variações na carteira de recursos livres se destacaram no período, em razão da flexibilização das medidas de distanciamento e reabertura da economia. As taxas de juros bancárias aumentaram ao longo do 1º semestre, exceto com recursos direcionados. A inadimplência geral se manteve baixa, embora as variações mostrem sinais de elevação. Por fim, os dados estão mostrando também sinais de alta do endividamento das famílias.
Downloads
Referências
BCB - BANCO CENTRAL DO BRASIL. Indicadores de crédito. Sistema Gerenciador de Séries Temporais. Brasília: BCB, 2021a.
BCB - BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relatório de Inflação, volume 23, nº 1. Brasília: BCB, 2021b.
BCB - BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relatório de Estabilidade Financeira, abril 2021.Brasília: BCB, 2021c.
BCB - BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relatório de Estabilidade Financeira. Brasília, out. 2020.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Taxas de juros básicas - Histórico. Política monetária. Disponível em:
CONCEIÇÃO, C; MONTEIRO, S. Inadimplência e demanda por crédito voltam a crescer entre as famílias de baixa renda. Rio de Janeiro: FGV/IBRE. (Blog da Conjuntura Econômica), 15 abr. 2021.
GLOBAL FINANCEIRO. Duplicatas descontadas: o que é, e como funciona? Disponível: https://www.globalfinanceiro.com.br/duplicatas-descontadas-o-que-e-como-funciona/
Acesso em: 15 nov. 2021.
INDEXMUNDI. Preço do barril de petróleo (BREN) em reais. Disponível em: https://www.indexmundi.com/pt/pre%C3%A7os-de-mercado/?mercadoria=%C3%ADndice-de-pre%C3%A7os-do-petr%C3%B3leo-bruto&meses=60. Acesso em: 23 out. 2021.
Homero, V. Pacote do Brasil na pandemia é o 24o do mundo em relação ao PIB, diz pesquisa. PODER 360, 15 de ago. de 2020. Coronavírus. Disponível em:
OLIVEIRA, J. Medo da crise fará busca por empréstimo subir em ritmo 50% menor neste ano. Disponível em: Medo da crise fará busca por empréstimos subir em ritmo 50% menor neste ano - 08/03/2021 - UOL Economia. Acesso em: 17 nov. 2021.
PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Fecomércio São Paulo. Disponível em: PEIC | Índices | Pesquisas | FecomercioSP. Acesso em 20 nov. 2021.
SEGALA, M. Oito anos para pagar: por que os prazos do crédito consignado aumentaram (e o que isso significa para o consumidor?). Infomoney, 2021. Disponível em: Oito anos para pagar: por que os prazos do crédito consignado aumentaram (e o que isso significa para o consumidor) - InfoMoney. Acesso em: 11 nov. 2021.
STATISTA. Chemicals & Resources: Petroleum & Refinery. Disponível em:
STATISTA. Finance & Insurance: Financial Instruments & Investments. Disponível em:
STATISTA. Transportation & Logistics: Water Transport. Disponível em:
TRADING ECONOMICS. Markets: Natural Gas. Disponível em:
TRADING ECONOMICS. Indicators by country. Disponível em:
WORLD BANK. Interest rate spread. World Bank Open Data. Disponível em: https//:data.worldbank.org. Acesso em: 20 nov. 2021.
YAMAGUCHI, T.; TETSUSHI, K. Japan approves fresh $1.1 trillion stimulus to combat pandemic pain. Reuters, 26 de mai. de 2021. Business news. Disponível em
Copyright (c) 2021 Boletim de Conjuntura Econômica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaramos que os conteúdos apresentados nas análises são de nossa autoria e temos total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estamos cedendo os direitos autorais ao Departamento de Ciências Econômicas da UEM, para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível para tal.