Setor Externo e Comércio Exterior
Resumo
Avaliar o comportamento do setor externo é fundamental para entender a dinâmica do crescimento de economias em desenvolvimento, ancoradas basicamente no desempenho do seu setor exportador e na captação de poupança externa. A maior inserção externa da economia brasileira decorrente do processo de globalização e dos programas de ajuste estrutural iniciados na década de noventa, permitiram reduzir a restrição ao crescimento determinados pela vulnerabilidade externa, ao mesmo tempo em que aumentava o grau de exposição ao contágio externo.
Downloads
Referências
ARGENTINE FOREIGN TRADE STATISTICS. Informes Técnicos, vol. 3 no. 21. Disponível em
BANCO CENTRAL DE LA REPÚBLICA ARGENTINA. Gerencia de Estadísticas Monetárias. Disponível em < http://www.bcra.gov.ar/PublicacionesEstadisticas/Principales_variables_datos.asp>. Acessado em 22 abr. 2019.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Estatísticas – Ta-belas especiais – Setor externo – BPM6 – Trimes-tral. Disponível em:
BANCO CENTRAL DO BRASIL, Sistema Gerenci-ador de Séries Temporais, 2019.Disponível em:
BOLETIM ECONOMICO DO BANCO CENTRAL EUROPEU. Frankfurt, Alemanha: BCE, n°8, dezembro 2018. Disponível em:
CAPRIOLI, Gabriel. BC piora projeção para déficit nas transações correntes em 2018 e 2019. 2018. Elaborado por Valor Econômico. Disponível em:
CARTA CONJUNTURA: Setor Externo. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, v. 40, n. 42, 11 fev. 2019. Trimestral. Por Marcelo José Braga Nonnenberg. Disponível em:
COUNTRY ECONOMY. Argentina GDP – Gross Domestic Product. Disponível em
Declaramos que os conteúdos apresentados nas análises são de nossa autoria e temos total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estamos cedendo os direitos autorais ao Departamento de Ciências Econômicas da UEM, para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível para tal.