<b>Representação gráfica e cartográfica das desigualdades regionais no âmbito educacional das escolas públicas no estado de Minas Gerais</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.10662

  • Antonio Marcos Machado de Oliveira UFU
  • Alice Henrique Dalmônica UFU
  • Mariana Mendes Silva UFU
Palavras-chave: Representação gráfica, Representação cartográfica, Educação

Resumo

O assunto a ser abordado se refere às desigualdades regionais verificadas no âmbito educacional da rede pública no Estado de Minas Gerais. Nesse sentido, pretende-se produzir mapas para a espacialização das informações contidas nas tabelas disponíveis na base de dados do Ministério da Educação e Cultura – MEC sobre os indicadores demográficos e educacionais e, também, construir gráficos para auxiliar as análises destas. Para que as informações sejam exploradas adequadamente, os mapas e gráficos serão elaborados a partir de um tratamento estatístico e gráfico, em que o primeironorteará a construção dos gráficos e uma prévia análise descritiva sobre as séries de dados, enquanto o segundo servirá como apoio às representações dos gráficos e, principalmente, dos mapas voltados para uma visualização instantânea das informações, concorrendo, assim, para análises mais aprofundadas sobre o assunto em questão.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Machado de Oliveira, UFU
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
2012-04-20
Como Citar
OLIVEIRA, A. M. M. DE; DALMÔNICA, A. H.; SILVA, M. M. <b>Representação gráfica e cartográfica das desigualdades regionais no âmbito educacional das escolas públicas no estado de Minas Gerais</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.10662. Boletim de Geografia, v. 29, n. 2, p. 75-92, 20 abr. 2012.
Seção
Artigos científicos