DETERMINAÇÃO DO NÍVEL E DA DESCARGA DE MARGEM PLENA EM CURSOS FLUVIAIS
Resumo
Tradicionalmente, a descarga de margens plenas é definida como a vazão que preenche o canal fluvial na justa medida antes de extravasar em direção a planície de inundação. De acordo com este conceito, a determinação de uma superfície inundada pelo menos uma vez a cada dois anos, também denominada de planície de inundação ativa, é essencial na identificação do nível de margens plenas e da vazão correspondente. Quando o curso d'água estiver atravessando uma fase de desequilíbrio morfológico, a planície de inundação ativa inexiste ou encontra-se pouco desenvolvida. Por essa razão, numerosos critérios auxiliares foram propostos pelos pesquisadores. O presente trabalho discute as vantagens e desvantagens dos critérios mais utilizados. As informações foram obtidas através de uma ampla revisão bibliográfica, enriquecida por exemplos práticos oriundos de rios e córregos localizados na região oeste do Paraná. A descarga de margens plenas possui uma importância prática e científica por demarcar o limite de atuação dos processos fluviais que modelam o canal e os que constroem ou modificam a planície de inundaçãoDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-01-24
Como Citar
QUINONEZ FERNANDEZ, O. V. DETERMINAÇÃO DO NÍVEL E DA DESCARGA DE MARGEM PLENA EM CURSOS FLUVIAIS. Boletim de Geografia, v. 21, n. 1, p. 97-110, 24 jan. 2011.
Edição
Seção
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.