AS ENCHENTES NO VALE DO ITAJAÍ-AÇU, SC: DAS OBRAS DE CONTENÇÃO A INDÚSTRIA DA ENCHENTE
Resumo
O presente artigo constitui-se de uma revisão bibliográfica abordando em especial estudos sobre as enchentes no Vale do Itajaí-Açu e seus aspectos sócio-econômicos. Esta revisão serve de suporte para a pesquisa em desenvolvimento e tem como objetivo estudar as enchentes no Vale do Itajaí-Açu, SC, Brasil, partindo da gênese da ocupação do espaço até os dias atuais, incluindo os aspectos físicos da bacia hidrográfica, para que se possa entender a dinâmica natural (física) e social (humana) da problemática das enchentes registradas a mais de um século na região. Busca-se, ainda, evidenciar a existência de um ciclo vicioso atinente aos problemas lá encontrados, que denominamos industria da enchente.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.