ESTRUTURA MATRICIAL DE PEDOLOGIA NA CONCEPÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA O GERENCIAMENTO COSTEIRO

  • Omar Neto Fernandes Barros

Resumo

Este trabalho tem por objetivo colocar uma proposta para a elaboração de uma estrutura matricial de pedologia a ser utilizada em um banco de dados para processos costeiros. A matriz tem como princípio um sistema dendrftico com quatro níveis categóricos; o primeiro nível será aquele de caráter mais abrangente e o último, ou quarto, aquele de maior detalhe, conforme pode ser percebido pelo quadro 1. Conjuntamente com o nfvel primeiro (N-l), os níveis categóricos dois e três (N-ll e N-lll) são de caráter eminentemente qualitativo, enquanto o quarto nível (N-IV) é tipicamente quantitativo.

Uma característica essencial na dinâmica pedológica, em especial na di­nâmica costeira, é a circulação da água. Esta característica recebe nesta proposta uma atenção como as outras propriedades do solo mas não se pode deixar de ressaltar o fato da água, numa região costeira, ser um elemento essencial para os processos pedoló- gicos. Neste sentido poderíamos colocá-la no nível II ao invés do N-lll como está sendo colocada aqui. Preferimos enquadrá-la no último nível referido pela razão deste parecer mais integrador em relação à proposta global.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-01-25
Como Citar
BARROS, O. N. F. ESTRUTURA MATRICIAL DE PEDOLOGIA NA CONCEPÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA O GERENCIAMENTO COSTEIRO. Boletim de Geografia, v. 7, n. 1, p. 105-118, 25 jan. 2011.
Seção
Artigos científicos