A PAISAGEM COMO INDICADORA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  • Messias Modesto dos Passos UEM

Resumo

O desenvolvimento sustentável é um tema muito na moda. Nada de surpreendente, desde que se sabe que este conceito contém uma ambição normativa de instaurar um estado universal de bem-estar, humanizando e "ecologizando" a economia. O desenvolvimento sustentável nasceu de uma tripla tomada de consciência: antes de tudo, os perigos que nosso modo de vida impõe ao planeta; em seguida, a persistência das desigualdades entre os homens; enfim, uma inquietação concernente ao crescimento econômico. O desenvolvimento sustentável se impõe então como um conceito operatório que deve permitir avaliar os riscos, informar as opiniões, guiar a ação política. Nós vamos, na primeira parte, abordar a questão dos limites do crescimento, que é uma das preocupações fundamentais da economia política. Na segunda parte se mostrará como esta questão dos limites do crescimento foi ocultada em favor do clima econômico favorável. Na terceira parte se mostrará como os problemas do ambiente têm progressivamente levado a uma mudança de perspectiva a partir do início dos anos 1970, uma evolução que está colada ao surgimento da noção de desenvolvimento sustentável. Enfim, na última parte, a gente verá como a paisagem pode ser um indicador dos processos de antropização dos meios, e em que medida ela é uma ferramenta de análise pertinente das dinâmicas espaciais na interface natureza-sociedade.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Messias Modesto dos Passos, UEM
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1981) e Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Maringá, Membre Associé ao Laboratoire Costel - Université Rennes 2. Fez Pos-doctorat em Télédétection Appliquée (1992-4) e em Produção de Filmes-Vídeo geográficos (2002) ambos na Université Rennes 2 - France. É aposentado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: analise regional, analise ecológica da paisagem, gestão do território, colonizacao agricola e amazonia matogrossense. Coordena o Projeeto Temático "Dimânicas socioambientais, desenvolvimento local e sustentabilidade na raia divisória São Paulo - Paraná - Mato Grosso do Sul", apoiado pela FAPESP. É ganhador do Premio Professor Samuel Benchimol 2006 - na Categoria Ambiental, em função dos estudos realizados sobre os impactos socioambientais ao longo do eixo da BR-163 - a Cuiabá - Santarém Currículo Lattes
Publicado
2011-03-24
Como Citar
PASSOS, M. M. DOS. A PAISAGEM COMO INDICADORA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Boletim de Geografia, v. 24, n. 1, p. 27-43, 24 mar. 2011.
Seção
Artigos científicos