<b>A proposta pedagógica do MST e as escolas de campo</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.13031

  • Elpídio Serra Universidade Estadual de Maringá
  • Alaíde Paulino Sobrinho Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Educação no campo, Pedagogia da Terra, Reforma Agrária, MST

Resumo

Sem educação a reforma agrária não se completa. Foi pensando dessa forma que o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra propôs e conseguiu institucionalizar uma proposta de educação no campo, apropriada à realidade do campo. A proposta pedagógica do MST prega que, além da terra, os camponeses precisam de uma transformação pela educação; uma educação não igual, mas diferente daquela praticada na cidade e no próprio campo, fora do mundo sob a influência direta do movimento social. No presente trabalho, a intenção é analisar a proposta pedagógica do MST, valorizando seu alcance, suas ações e limitações.

 

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Biografia do Autor

Elpídio Serra, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia Área: Humana e Regional
Publicado
2012-10-09
Como Citar
SERRA, E.; PAULINO SOBRINHO, A. <b>A proposta pedagógica do MST e as escolas de campo</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.13031. Boletim de Geografia, v. 31, n. 2, p. 143-152, 9 out. 2012.
Seção
Artigos científicos