CRITÉRIOS GEOLÓGICOS BÁSICOS PARA A SELEÇÃO DE ÁREAS PARA ATERROS SANITÁRIOS
Resumo
Com o avanço da civilização, o homem tem gerado uma grande quantidade de resíduos sólidos, que acabam sendo dispostos no solo, sob a forma de aterros. Com o avanço do conhecimento técnico e a escalada dos processos de degradação no meio ambiente, surge a necessidade de maiores informações referentes a interação destes resíduos com o meio geológico e sua dinâmica, surgindo daí o estabelecimento de critérios básicos para a seleção dos locais mais apropriados para a implantação dos aterros sanitários. Neste momento, não nos deteremos em considerações referentes ao solo, sob o ponto de vista de sua gênese e características mecânicas; avaliaremos somente o ponto de vista geológico e hidrogeológico, visando resumi-los em critérios básicos práticos aptos a auxiliar a seleção de áreas mais adequadas a disposição final dos resíduos.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.