A AGRO INDÚSTRIA CANAVIEIRA E OS SEUS IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE NO NORDESTE DO BRASIL
Resumo
O Nordeste é uma das regiões geográficas do Brasil com povoamento mais antigo (a partir da primeira metade do século XVI) e onde o processo de ocupação foi desenvolvido com a cultura da cana de açúcar. Além do açúcar eram produzidos a aguardente, no período colonial e imperial, e o álcool após a implantação das usinas. A agro-indústria açucareira, que mantém o controle econômico e político da região, é responsável, em larga escala, pela degradação do meio ambiente - desmatamento, erosão de encosta, assoreamento de rios, desenvolvimento de endemias, etc - e pela poluição do ar, das águas e dos solos, com insumos agrícolas e resíduos industriais. Urge uma política conservacionista e preservadora do meio ambiente da região.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.