<b>As barragens na bacia do rio Paraguai e a possível influência sobre a descarga fluvial e o transporte de sedimentos</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i1.13638

  • Edvard Elias Souza Filho Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Impactos de barragens, Descarga fluvial, Transporte de sedimentos, Rio Paraguai

Resumo

O desenvolvimento de um país ou de uma região necessariamente é acompanhado do aumento do consumo de energia. A bacia do Alto Paraguai não é exceção a esta regra e a demanda energética vem crescendo nos últimos anos. A solução adotada para o suprimento da região foi a instalação de usinas hidrelétricas e termoelétricas. Ambas as formas de geração trazem conseqüências ambientais, mas as barragens são ícones em termos de impactos e por essa razão elas são alvo desta abordagem, que tem como objetivo fazer uma avaliação preliminar dos efeitos de tais empreendimentos sobre a descarga fluvial e o transporte de sedimentos na bacia. Para a obtenção deste objetivo foram utilizados os dados disponíveis das barragens em operação e em projeto, alem de dados fluviométricos e de concentração de sedimentos disponíveis para a bacia. Em 2010 existiam 26 Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas em operação e outras 96 já licenciadas. Quando concluídas, terão influência sobre 44% da descarga afluente do planalto e controlarão 52% da carga sedimentar afluente ao Pantanal. Tal retenção poderá contrabalançar o aumento do transporte proporcionado pela ocupação da bacia, mas conforme for sua intensidade, poderá promover a degradação da planície pantaneira. O rio Cuiabá será o curso mais afetado pelo controle de descargas enquanto os rios com leques aluviais serão os mais afetados pelo corte de sedimentos de fundo. Os dados preliminares indicam a necessidade do monitoramento do transporte de carga de fundo na bacia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvard Elias Souza Filho, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Geografia

Geociências

Publicado
2012-10-08
Como Citar
SOUZA FILHO, E. E. <b>As barragens na bacia do rio Paraguai e a possível influência sobre a descarga fluvial e o transporte de sedimentos</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i1.13638. Boletim de Geografia, v. 31, n. 1, p. 117-133, 8 out. 2012.
Seção
Artigos científicos