CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: DO TEMA À REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Resumo
Os mapas temáticos, na sua multiplicidade, muitas vezes são considerados como objetos geográficos, ao mesmo tempo que o geógrafo é tido como o especialista mais competente para tal tarefa. Essa concepção parece exagerada. Na realidade, os mapas temáticos interessam à geografia na medida cm que, não só abordam conjugadamcntc um mesmo território, como também o consideram em diferentes escalas (MARTINELLI, 1991:35-36).
No período atual que passamos é difícil não falarmos da cartografia no ensino de geografia, principalmente com o predomínio das novas tecnologias no contexto educacional. A relação da cartografia com o mundo tecnológico. A relação da cartografia com o mundo tecnológico, denominado por infocartografia permanece com um grande ramo cobiçado por inúmeros profissionais, inclusive o professor de geografia, como um instrumental a mais dentro da sala de aula. Para MACHADO (1999) os softwares (programas de computadores) auxiliam na aquisição, registro, armazenamento, processamento, recuperação e visualização de dados de forma automatizada. A infocartografia diminune o tempo entre a organização de dados e a sua representação gráfica.
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