SOCIABILIDADE E INSEGURANÇA URBANA NA PEQUENA CIDADE DE NOVA TEBAS (PR)
Resumo
A compreensão da condição humana e social de vida é indispensável para entender os espaços geográficos. Dentro dela, está, entre outros, o direito à liberdade e à segurança. As cidades – ou o espaço urbano – se converteu no principal local de moradia da população brasileira e, por conseguinte, um campo instável e complexo. As pequenas cidades, como recorte desse espaço, fazem parte desse contexto. No Estado do Paraná, a consolidação delas é explicada, especialmente, pela formação socioespacial, sendo, no caso de Nova Tebas, pela economia algodoeira. Após diversos fatores de diferentes escalas, entre eles a decadência dessa principal fonte de renda, houve um intenso declínio populacional no município e uma grande perda de centralidade do núcleo urbano. Essa perda significativa de bens e serviços, inclusive de segurança, reflete diretamente na realidade contemporânea de Nova Tebas. Assim, parece haver uma mudança nas relações de sociabilidade e na insegurança, fazendo com que essa pequena localidade não seja tão calma e segura de se morar.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.