O CONCEITO DE ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO DO FUTEBOL COMO POSSIBILIDADE PARA APREENSÃO DO FUTEBOL PROFISSIONAL E AMADOR COMO FENÔMENOS DA ESPACIALIDADE
Resumo
Reconhecendo a importância do futebol como elemento esportivo, social, econômico, cultural e também espacial, este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de espaço de representação do futebol como forma de apreensão tanto do futebol profissional quando do futebol amador como fenômenos da espacialidade. Baseado no conceito de espaço de representação (espaço vivido) de Lefebvre (1991), o espaço de representação do futebol é a instância da espacialidade em que as experiências futebolísticas são plenamente vividas. Ele é formado pela interação de diversos elementos organizados em categorias centrais (fato futebolístico, prática social do futebol e relações), reinos (organização, ethos futebolístico e emoções) e categorias de mediação (estruturações identitárias futebolísticas, mitos, símbolos e discurso). Estes elementos apresentam uma diversidade de apropriações no futebol profissional e no amador. Estas apropriações, que se manifestam através de territorialidades diversas, geram infinitas combinações, já que são inúmeras as significações e formas pelas quais o futebol se apresenta. Entretanto, identificamos em um extremo o espaço de representação ideal do futebol profissional (pautado em competição, rendimento, resultado, poder, remuneração e estrutura institucional estabelecida) e em outro o espaço de representação ideal do futebol amador (baseado no lúdico e em relações que não passam por instituições, contratos ou remunerações). Entre estes espaços de representação ideais do futebol se enquadram todas as formas de futebol, através de diversos espaços de representação do futebol.
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