A REALIDADE COLONIAL DA AMÉRICA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-GEOGRÁFICA POR CONSTRUIR
Palavras-chave:
América Portuguesa. Período colonial. Geografia Histórica.
Resumo
O presente artigo destaca a necessidade da geografia e da história caminharem juntas na explicação da formação da sociedade. Pesquisas, em sua maioria, não conferem a importância devida ao papel do espaço e do território na criação de obstáculos ou na viabilização dos interesses da administração portuguesa e dos colonos no processo de desbravamento, conquista e ocupação das minas e dos sertões. Portanto, um dos grandes desafios dos estudos históricos e geográficos reside na incorporação e análise dos processos espaciais e dos elementos territoriais responsáveis por influenciar as temporalidades e os eventos e por modelar e organizar o espaço no passado, geralmente tomado como simples palco dos acontecimentos históricos. As condições, em termos de influências e possibilidades, oferecidas tanto pelo meio físico quanto pelo construído, desempenham um papel significativo na elucidação do estabelecimento e na formação da sociedade implantada na América Portuguesa. Marcos e imaginários geográficos foram de suma importância na descoberta das minas e estruturas territoriais implantadas pela metrópole; viabilizaram a conquista, ocupação e “interiorização” do projeto de colonização, garantindo a transformação dos sertões em território apropriado. É o peso explicativo do espaço, em constante modificação devido a ações humanas que procuram ordená-lo ou dar-lhe um novo ou diferente sentido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-09-08
Como Citar
SILVA CARNEIRO, P. A. A REALIDADE COLONIAL DA AMÉRICA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-GEOGRÁFICA POR CONSTRUIR. Boletim de Geografia, v. 35, n. 3, p. 109-121, 8 set. 2017.
Edição
Seção
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.






