A REALIDADE COLONIAL DA AMÉRICA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-GEOGRÁFICA POR CONSTRUIR

  • Patrício Aureliano Silva Carneiro Epcar - Escola Preparatória de Cadetes do Ar
Palavras-chave: América Portuguesa. Período colonial. Geografia Histórica.

Resumo

O presente artigo destaca a necessidade da geografia e da história caminharem juntas na explicação da formação da sociedade.  Pesquisas, em sua maioria, não conferem a importância devida ao papel do espaço e do território na criação de obstáculos ou na viabilização dos interesses da administração portuguesa e dos colonos no processo de desbravamento, conquista e ocupação das minas e dos sertões. Portanto, um dos grandes desafios dos estudos históricos e geográficos reside na incorporação e análise dos processos espaciais e dos elementos territoriais responsáveis por influenciar as temporalidades e os eventos e por modelar e organizar o espaço no passado, geralmente tomado como simples palco dos acontecimentos históricos. As condições, em termos de influências e possibilidades, oferecidas tanto pelo meio físico quanto pelo construído, desempenham um papel significativo na elucidação do estabelecimento e na formação da sociedade implantada na América Portuguesa. Marcos e imaginários geográficos foram de suma importância na descoberta das minas e estruturas territoriais implantadas pela metrópole; viabilizaram a conquista, ocupação e “interiorização” do projeto de colonização, garantindo a transformação dos sertões em território apropriado.  É o peso explicativo do espaço, em constante modificação devido a ações humanas que procuram ordená-lo ou dar-lhe um novo ou diferente sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrício Aureliano Silva Carneiro, Epcar - Escola Preparatória de Cadetes do Ar
Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFV (Universidade Federal de Viçosa) em 2005. Mestre em Geografia Humana pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em 2008. Doutor em Geografia Humana pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em 2013. Trabalhou como pesquisador do NIPED-UFV (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Disparidades Regionais) no período de 2002 a 2005; como professor substituto da UFV (Universidade Federal de Viçosa) no período de 2005 a 2007; e como especialista ambiental do Equipiranga (Movimento Ecológico e Cultural do Vale do Piranga) entre 2007 e 2009 e do CBH-PS (Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul) no período de 2009 a 2010. Atualmente, dedica-se a pesquisas sobre a formação territorial de Minas Gerais no período colonial (processos de desbravamento, ocupação, produção e organização do espaço), desenvolvendo ainda trabalhos na perspectiva do levantamento e do mapeamento do patrimônio histórico arquitetônico rural do Vale do Piranga e de outros atributos com relevância histórica e geográfica dessa região. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, membro efetivo do quadro de docentes do Departamento de Ensino da Aeronáutica, coordenador da disciplina Geografia na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).
Publicado
2017-09-08
Como Citar
SILVA CARNEIRO, P. A. A REALIDADE COLONIAL DA AMÉRICA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-GEOGRÁFICA POR CONSTRUIR. Boletim de Geografia, v. 35, n. 3, p. 109-121, 8 set. 2017.
Seção
Artigos científicos