USO DO MÉTODO DELPHI PARA MENSURAR A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS: O CASO DO CÓRREGO CHAFARIZ, ALFENAS - MG, BRASIL
Resumo
O processo de urbanização observado no Brasil é marcado pela falta de planejamento, causando alterações nos ambientes, principalmente nos canais fluviais, que funcionam basicamente para o lançamento de águas pluviais. As alterações interferem na dinâmica fluviais e pluvial, além de causar ou intensificar eventos hidrológicos extremos, com as enchentes. O presente estudo visa analisar os processos de degradação da bacia hidrográfica do córrego do Chafariz na área urbana de Alfenas – MG, localizado no sul de Minas Gerais, através da identificação do índice de degradação (ID), utilizando 17 parâmetros classificados quantitativamente através do método Delphi. A área de estudo foi dividida em três subáreas: área urbana consolidada (A), área urbana em expansão (B) e área rural (C). Os resultados apontaram que a área urbana consolidada apresentou o ID mais elevado. Porém, nos demais trechos foram observados problemas decorrentes das alterações antrópicas. Identificou-se ainda, a intensidade dos tipos de degradação que ocorrem em cada subárea. Os dados obtidos e as propostas indicadas no presente estudo, podem auxiliar o poder pública na definição de prioridades de recuperação, nas discussões sobre o uso e ocupação do solo urbano, bem como na definição de diretrizes políticas que estruturam o ordenamento territorial no município.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.