IDENTIFICAÇÃO DE ANOMALIAS DE DRENAGEM NA BACIA DO RIO DO SABÃO (PR) POR MEIO DO ÍNDICE RDE E DO FATOR DE SIMETRIA TOPOGRÁFICA TRANSVERSAL (FSTT)

  • Idjarrury Gomes Firmino Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Índice RDE. Fator de Simetria Topográfica Transversal (FSTT). Rio do Sabão. Anomalias de Drenagem. Neotectônica.

Resumo

O presente artigo faz uma análise estrutural da bacia do rio do Sabão, PR, por meio do índice de Relação Declividade-Extensão (RDE) e por meio do Fator de Simetria Topográfica Transversal (FSTT), com o objetivo de identificar anomalias de drenagem ao longo de seu percurso e basculamento de sua bacia. Para a aplicação do índice RDE, o segmento fluvial foi dividido em 18 trechos, dos quais foram obtidas 3 anomalias de 2º ordem, sendo ambas de classes moderadas. Para a aplicação do FSTT, a bacia foi estudada em 12 perfis transversais, que mostrou no geral um deslocamento preferencial para a esquerda da bacia com um valor de baixo grau de anomalia. Concluiu-se que o rio possui um forte controle estrutural e nenhuma indicação notável de neotectônica na bacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-05-14
Como Citar
FIRMINO, I. G. IDENTIFICAÇÃO DE ANOMALIAS DE DRENAGEM NA BACIA DO RIO DO SABÃO (PR) POR MEIO DO ÍNDICE RDE E DO FATOR DE SIMETRIA TOPOGRÁFICA TRANSVERSAL (FSTT). Boletim de Geografia, v. 33, p. 61-73, 14 maio 2016.
Seção
Artigos científicos