SAÚDE E GEOGRAFIA UM DIÁLOGO OPORTUNO: PRESSUPOSTOS PARA A COMPREENSÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM JATAÍ (GO)

  • Paulo de Alencar Monteiro Filho Universidade Federal Fluminense
  • Márcio Rodrigues Silva Universidade Federal de Jataí - UFJ Professor Adjunto
  • Roberta Costa Rocha Universidade Federal de Goiás - UFJ
Palavras-chave: Redes de Saúde. Geografia da saúde. Jataí.

Resumo

O caos do Sistema Único de Saúde (SUS) expõe as dificuldades daqueles que necessitam de atendimento. Assim, pessoas sofrendo em macas ou muitas vezes no chão dos hospitais, tornaram-se paisagens cotidianas. Essa dura realidade tem atemorizado os usuários que procuram respostas para esses impasses. O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns fatores que interferem na oferta de serviço de qualidade na rede pública de saúde no município de Jataí (GO). Para esta pesquisa, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica acerca dos conceitos de redes de saúde; investigação junto a órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Prefeitura Municipal de Jataí, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outros. Foi utilizado os Softwares ArcGis para confecção dos mapas e Excel para organização de gráficos. O trabalho revelou que a rede pública de saúde do município demonstra uma preocupante centralização de serviços no único hospital da cidade que realiza atendimento de urgência/emergência via SUS. Além disso, o crescimento demográfico e das causas externas como a violência, o trânsito e o tráfico de drogas, sobrecarregam as Unidades Básicas (UBSs) da rede de saúde, que assim como o hospital não conseguem atender toda a demanda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Alencar Monteiro Filho, Universidade Federal Fluminense
Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.  Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança. Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense
Márcio Rodrigues Silva, Universidade Federal de Jataí - UFJ Professor Adjunto
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Estudos Urbanos.
Roberta Costa Rocha, Universidade Federal de Goiás - UFJ
Graduada em Geografia - Modalidade licenciatura pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí - Mestre em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí.
Publicado
2018-11-20
Como Citar
MONTEIRO FILHO, P. DE A.; SILVA, M. R.; ROCHA, R. C. SAÚDE E GEOGRAFIA UM DIÁLOGO OPORTUNO: PRESSUPOSTOS PARA A COMPREENSÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM JATAÍ (GO). Boletim de Geografia, v. 36, n. 3, p. 1-16, 20 nov. 2018.
Seção
Artigos científicos