A COMPATIBILIZAÇÃO DE DADOS EM ÁREAS TRANSFRONTEIRIÇAS: O CASO DO PANTANAL NA FRONTEIRA BRASIL/MS E BOLÍVIA
Resumo
A presente investigação tem como objetivo contribuir com estudos relacionados ao Pantanal, apresentando etapas e procedimentos para a integração e a compatibilização de dados na região de Corumbá e Ladário/Mato Grosso do Sul/Brasil e Puerto Suarez e Puerto Quijarro/Santa Cruz/Bolívia. Procura-se, assim, compreender e auxiliar outros pesquisadores que busquem aprofundar os estudos sobre essa temática bem como sobre a área de estudo. Para tanto, utilizou-se de geotecnologias, mais precisamente o ArcGis 10®, para operacionalizar os shapes e integrar as informações dos lados boliviano e brasileiro, buscando um mesmo padrão de nomenclaturas para ambos os lados da fronteira. Os componentes físicos analisados foram geologia, relevo e vegetação, informações essenciais para todo e qualquer estudo relacionado à paisagem. Como resultado, foi possível identificar uma variação significativa de escalas no mapeamento, sendo necessário modificar a nomenclatura das classes, levando em conta sobretudo as características dos minerais e das rochas (geologia), hipsometria e declividade (relevo) e o porte e a densidade da cobertura vegetal (vegetação). Além disso, as escalas variadas não permitiram, sozinhas, a modificação das nomenclaturas, sendo necessário o mapeamento detalhado através de imagens de satélite, modelos digitais de terreno e trabalhos de campo A realização de tal compatibilização foi, por fim, eficiente, tornando possível e confiável as interações das informações e permitindo também o mapeamento temático, a fim de nortear a execução de outras pesquisas voltadas à paisagem e à área de estudo, mais precisamente, o Pantanal sul mato-grossense.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.