Capacidade de uso da terra em duas comunidades rurais tradicionais do Paraná

Palavras-chave: Comunidades tradicionais, Saberes vernaculares, Levantamento utilitário do meio físico, Aptidão produtiva, Mapa de capacidade de uso da terra

Resumo

O presente artigo teve como objetivo principal identificar a capacidade de uso da terra em dois faxinais, o Lageado de Baixo em Mallet e o Lageado dos Mello em Rio Azul, ambos no Paraná. Os sujeitos locais, os agricultores faxinalenses estabeleceram vínculos de entendimento quanto a aptidão produtivas dessas terras, ao reconhecer e classificar as mesmas em melhores e piores para os devidos usos. Esses saberes locais são transmitidos oralmente de geração para geração. As paisagens agrícolas dos faxinais no estado do Paraná trazem as marcas desses saberes historicamente arraigados ao território. Através de levantamento utilitário do meio físico em parceria com os agricultores locais e suas informações, em relação aos saberes vernaculares da paisagem, foi proposto um mapa de capacidade de uso da terra para dois faxinais pesquisados. Os resultados da pesquisa apontam que mais de 26% da área, não apresenta aptidão para agricultura e deve ser usada para culturas permanentes ou preservação da flora e fauna. O mapa de capacidade de uso da terra traz esse suporte de indicar os usos mais adequados para as especificidades do relevo. Nos dois faxinais ainda foi possível unir essas características técnicas interpretativas com os saberes vernaculares (os etnoconhecimentos) dos agricultores faxinalenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-05-12
Como Citar
MARINHESKI, V. Capacidade de uso da terra em duas comunidades rurais tradicionais do Paraná. Boletim de Geografia, v. 40, p. 53-67, e61318, 12 maio 2022.
Seção
Artigos científicos