Poluição sonora no Bairro Pernambués (Salvador-BA): contribuição à gestão urbana
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os moradores do Bairro de Pernambués, Salvador, Bahia, percebem a poluição sonora, visando a subsidiar a gestão urbana. Visando a alcançar o objetivo, foi necessário fazer um levantamento das principais causas da poluição sonora do Bairro de Pernambués, por meio de relatórios emitidos pela SEMOP (2020) e SEDUR (2021), contendo o quantitativo de denúncias por ruas e fontes motivadoras dessas denúncias. Também se recorreu à pesquisa de campo, aplicando 258 questionários em quatro ruas que se destacaram por concentrar o maior número de denúncias. Com base nas respostas desses moradores aos questionários, foi possível identificar as principais causas da poluição sonora: carro de som (43%) em primeiro lugar e, em segundo lugar, o som das residências (25%), confirmando as informações dos relatórios emitidos pelos órgãos competentes. Quanto aos efeitos provocados pela poluição, 53% dos entrevistados responderam que sofrem estresse, irritação e falta de concentração; 96% disseram estar incomodados com a poluição sonora e que têm por hábito fechar portas e janelas na tentativa de diminuir a sensação de incômodo; e 79% responderam estar insatisfeitos com a atuação do governo no combate à poluição sonora. Os dados de campo confirmam que os moradores do Bairro de Pernambués não só percebem, mas são muito afetados pela poluição sonora. O material produzido constituiu um diagnóstico sobre a poluição sonora no Bairro Pernambués e que políticas públicas devem ser implementas para amenizar ou até mesmo resolver o problema em questão, contribuindo, assim, para a gestão da poluição sonora. Para futuras pesquisas, sugere-se a medição dos níveis de ruído com a intenção do confrontar os resultados sonoros com os resultados dos questionários.
Downloads
Copyright (c) 2022 Boletim de Geografia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.






