Recursos didáticos não convencionais no ensino de Geografia: práticas para o ensino de Geologia e Geomorfologia
Resumo
Segundo Araujo (2021), os conceitos e concepções acerca da dinâmica geológico-geomorfológica muitas vezes são apresentados nos livros didáticos de forma superficial, sem aprofundamento e ainda sem uma análise crítica. A presente pesquisa tem como objetivo propor metodologias não convencionais para suprir as lacunas referentes aos conteúdos de Geomorfologia e Geologia constatadas no livro didático “Geografia Contextos e Redes” de Silva, Olic e Lozano (2016) correspondente a 1ª série do ensino médio. A metodologia empregada é de cunho qualitativo/descritivo, estudo de caso e análise de conteúdo. O estudo foi motivado pela complexidade, equívocos e o elevado grau de abstração que os conteúdos físicos da Geografia costumam apresentar nas obras didáticas. Justifica a escolha do tema pela necessidade de avaliar os conteúdos físicos naturais presentes nos livros didáticos, e propor metodologias não convencionais para suprir as lacunas presente nesses materiais, sendo um trabalho importante para professores, servindo como sugestão para tratar os assuntos relativos à Geografia física, notadamente a Geomorfologia e a Geologia de forma significativa, integrada e aplicada de modo a alcançar o ensino aprendizagem e o raciocínio geográfico dos educandos. Confirma-se que a inserção de softwares digitais (jogos e o SIG Google Earth), maquetes, cinema e histórias em quadrinhos (HQs), são belos exemplos de como o professor pode estar trabalhando alguns conceitos que apresenta lacunas ou inconsistências no livro didático “Geografia Contextos e Redes”.
Downloads
Copyright (c) 2023 Boletim de Geografia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.