Mapeamento das áreas suscetíveis às inundações e aos alagamentos no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
Resumo
O fenômeno da urbanização no Brasil se desenvolveu de maneira acelerada e desordenada, alterando significativamente as condições de uso do solo e resultando em consideráveis mudanças no ciclo hidrológico. O reflexo desse processo se tornou um dos principais problemas enfrentados pela cidade, que é o aumento da ocorrência de inundações e alagamentos. Assim, o presente trabalho buscou mapear as áreas suscetíveis a esses tipos de desastres hidrológicos no município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, utilizando o AHP (Processo Analítico Hierárquico), em um Sistema de Informações Geográficas (SIG). Para isso, foram selecionados sete fatores que contribuem para os desastres hidrológicos que foram processados no software QGIS (v. 3.10.9), reclassificados e dispostos à álgebra de mapas. Dessa forma, foi possível confeccionar o mapa das áreas suscetíveis às inundações e aos alagamentos para a região estudada, sendo observado que as regiões que apresentaram maiores propensões aos desastres hidrológicos são as mais próximas aos corpos hídricos e que possuem baixas declividades e altitudes, fortes intervenções antrópicas e solos com baixa capacidade de infiltração. A utilização do AHP quanto ao mapeamento das áreas suscetíveis às inundações e alagamentos no município de Jaboatão dos Guararapes se demonstrou uma alternativa vantajosa quanto à aplicabilidade e viabilidade, permitindo tomadas de decisões por gestores e/ou profissionais da área.
Downloads
Copyright (c) 2022 Boletim de Geografia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.