Ação Político-Discursiva e Ideológica na Criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, Mato Grosso
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a ação político-discursiva e ideológica que envolve a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Cáceres, Mato Grosso. Para a consecução do objetivo, foram adotados os seguintes procedimentos: a) Levantamento da literatura sobre o tema para construir um arcabouço teórico conceitual e exploratório; b) Análise documental; c) Trabalho de campo, por meio do qual foi realizada a aproximação com a realidade do fenômeno pesquisado. Foram feitos, além da observação, os registros fotográficos da área de estudo, entrevistas com atores chaves e coleta de extrato de jornais impressos referentes ao período compreendido entre 1988 e 2018, no Arquivo Público Municipal de Cáceres - Mato Grosso. Evidenciou-se que há dissidências político-discursivas e ideológicas frente às diferentes articulações políticas do Estado e de seus principais agentes locais ao longo do processo da implementação da ZPE de Cáceres. Nesse jogo político-discursivo e ideológico ficou claro o uso político da mídia, sobretudo de jornais impressos. Verificou-se que segmentos da elite política regional e local cacerense, apoiando-se sobre certos cenários, empregaram amplas estratégias discursivas. Dessa forma, atuaram alinhando o discurso aos interesses ideológicos desenvolvimentistas, entendendo a ZPE como o único instrumento de política econômica industrial eficaz para promover o desenvolvimento local/regional. A despeito de tal avaliação da elite política e econômica regional, o fato concreto é o de que a implantação da ZPE não se efetivou e ainda se encontra cercada por muitas incertezas.
Downloads
Copyright (c) 2023 Boletim de Geografia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.