Qualidade da água e definição de parâmetros preponderantes para monitoramento no Rio Puraquequara, Manaus, Amazonas, Brasil
Resumo
A paisagem da bacia hidrográfica do Rio Puraquequara, antes formada por florestas, tornou-se área de solo exposto, casas, sítios, estaleiros, restaurantes flutuantes, indústrias, entre outros. Todos esses usuários consomem os recursos hídricos e a qualidade com a qual são devolvidos é de interesse público. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar parâmetros físicos, químicos e biológicos do Rio Puraquequara e identificar os preponderantes, para monitoramento através da análise de componentes principais e fatorial visando contribuir também para a gestão dos recursos hídricos. Foram realizadas quatro campanhas de coleta e análise de água em seis pontos ao longo do baixo curso do Rio Puraquequara, entre 2021 e 2022. As águas apresentaram valores de oxigênio dissolvido oscilando entre 1,26 mg.L-1 e 6,26 mg.L-1 e altos valores de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) na enchente (até 20,1 mg.L-1). São águas ácidas (pH<6), com variação de temperatura registrada entre 26,52 °C e 31,3 °C. Na vazante, o menor volume da água ocasionou o aumento de partículas, influenciando na turbidez e nos sólidos totais. A maior condutividade no período das chuvas adveio da lixiviação do material das margens para dentro do corpo hídrico. O fósforo total não esteve em conformidade com a legislação ambiental em alguns pontos, e, junto com o nitrogênio total, os coliformes termotolerantes e demais parâmetros retrataram a influência antrópica na alteração destes. A turbidez, o oxigênio dissolvido, os coliformes termotolerantes, a DBO e os sólidos totais explicaram a maior variabilidade dos dados e foram os mais representativos na qualidade de água. Portanto, recomenda-se o fortalecimento dos instrumentos de gestão para manter ou melhorar a qualidade hídrica e continuar atendendo aos usos múltiplos.
Downloads
Copyright (c) 2023 Boletim de Geografia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.






