Saberes e fazeres docentes: potencialidades dos gêneros textuais para o ensino de Geografia
Resumo
O Ensino de Geografia contemporâneo, para além das metodologias tradicionalistas descritivas, precisa articular através de diferentes ferramentas maneiras de consolidar os conteúdos. Nesse sentido, este artigo propõe-se a discutir as aproximações possíveis entre o ensino de Geografia e os gêneros textuais, pressupondo que estes podem ser metodologias potentes para reforçar, problematizar e consolidar os conteúdos e o aprendizado em sala de aula. Para isso, apoia-se na metodologia da História oral temática (BOM MEIHY, 1996) buscando coletar narrativas de uma professora de Geografia, com larga experiência no ensino Fundamental e em instituições públicas e privadas da Grande Vitória (ES), que desenvolve práticas exitosas nesse sentido. A pesquisa se baseia também em Bakhtin (2006), que fundamenta o que entendemos por gêneros textuais e suas polissemias. Os achados de nossa pesquisa se aproximam de autores como Maciel (2015), Assis (2017), Oliveira (2016) e Paula (2018), explicitando e ratificando reflexões acerca dos gêneros textuais e suas potencialidades para o ensino de Geografia. Dessa maneira, os referidos trabalhos, sob diferentes perspectivas, reforçam as percepções relatadas através dos diálogos com as narrativas orais de nossa entrevistada, e nos subsidiam, a priori, a reconhecer que estabelecer diálogos entre a Geografia e os gêneros textuais é essencial no processo de ensino-aprendizagem nas escolas.
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