Evidências do efeito dos barramentos artificiais sobre a variação sazonal dos sólidos totais em suspensão na desembocadura do rio São Francisco

Palavras-chave: Sensoriamento remoto, Recursos hídricos, Planejamento ambiental

Resumo

Os rios contribuem de sobremaneira no transporte de materiais associados aos sólidos totais em suspensão (TSS), responsáveis pela fertilização e pelo balanço de sedimentos para as zonas costeiras adjacentes. Dada esta relevância, a variabilidade especial e temporal das plumas costeiras devem ser constantemente monitoradas, uma vez que, anomalias de TSS podem estar associadas com impactos antrópicos regionais e/ou anomalias no clima. Neste sentido, o presente estudo implementou o algoritmo de Tassan sobre dados orbitais referentes a porção da desembocadura do rio São Francisco entre os anos de 2013 e 2021, visando identificar oscilações sazonais desta localidade. Os resultados obtidos pelo perfil plotado indicaram maiores valores de TSS para a região da desembocadura do rio São Francisco, com reduções expressivas na medida em que o perfil avança em direção à porção marinha adjacente. Adicionalmente, foi observada ausência de oscilações significativas nos níveis de TSS locais. Possivelmente, o expressivo quantitativo de barramentos artificiais ao longo da bacia do São Francisco em consonância com os baixos índices de pluviosidade na região está afetando a dinâmica dos sedimentos para as porções à jusante. Esperamos que este trabalho possa contribuir com futuras medidas que visem o manejo adaptativo da região frente os atuais desafios de sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-30
Como Citar
LUZ, H. C. DA; ANDRADE, A. K. S.; DANTAS, D. V.; GENTIL, E. Evidências do efeito dos barramentos artificiais sobre a variação sazonal dos sólidos totais em suspensão na desembocadura do rio São Francisco. Boletim de Geografia, v. 42, p. 275-283, e69829, 30 dez. 2024.
Seção
Artigos científicos