Análise socioambiental: investigação do saneamento básico e sua relação com a incidência de COVID-19 na Paraíba
Resumo
A pandemia de COVID-19 evidenciou a importância do saneamento básico para a saúde pública e a qualidade de vida. Medidas como lavar as mãos, tomar banho todas as vezes que se expor fora de casa e manter higiene constante se tornaram essenciais para conter o vírus. No entanto, mais da metade da população mundial, incluindo o estado da Paraíba, não tem acesso adequado a saneamento. Assim, o objetivo deste artigo é investigar a relação entre o avanço dos casos de COVID-19 e a situação socioeconômica e de saneamento básico nos 223 municípios do Estado da Paraíba, com a intenção de melhor direcionar políticas públicas e o planejamento dos municípios. A metodologia envolveu análises estatísticas com técnicas de clusters (Ligação Simples, Ligação Completa, K-means) e correlação de Spearman, aplicadas via Software RStudio. Foram analisados dados de saneamento, socioeconômicos e de incidência do vírus. Os dados utilizados para posterior mensuração dos resultados foram de saneamento básico, socioeconômicos e de incidência do vírus. Verificou-se que os 223 municípios analisados apresentam precariedade quanto ao acesso de serviços básicos de saneamento, de acordo com as análises estatísticas realizadas, não foi possível verificar uma correlação entre o acesso ao saneamento básico e o COVID-19. Entretanto, a incidência se mostrou maior onde o PIB e a Renda per capita eram maiores, mostrando uma possível relação entre a maior concentração de casos onde os aglomerados urbanos e comercio são maiores. Através dos dados obtidos fica evidente uma fragilidade econômica significativa, destacando a importância de políticas públicas que melhorem as condições socioeconômicas e de saúde. Tais investimentos podem proporcionar melhores condições de vida para toda a população e assegurar assim uma resposta mais eficaz às crises sanitárias futuras.
Downloads
Copyright (c) 2024 Boletim de Geografia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.