Identificação de veranicos para gestão local de recursos hídricos: estudo de caso no município de Apodi, Rio Grande do Norte - Brasil
Résumé
A ocorrência de eventos climáticos extremos, seja precipitação intensa ou escassez prolongada de chuvas, faz parte do controle natural de alguns ecossistemas e, o seu conhecimento torna-se essencial à gestão de recursos hídricos. Assim, a análise rítmica do clima que considera o estudo simultâneo dos elementos fundamentais do clima, pode ser um importante instrumento para conhecer e compreender os processos atmosféricos que atuam e/ou caracterizam o clima de uma determinada região. Desse modo, este artigo objetiva apresentar a ocorrência de veranicos a partir da análise rítmica a fim demonstrar como este tipo de análise pode ser útil ao planejamento de ações de manejo de recursos hídricos no semiárido. Para isto, a pesquisa caracterizada como estudo de caso, fundamenta-se a partir de revisão bibliográfica e utiliza-se informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e, do software livre RitmoAnálise (versão 2.2l) para aplicação de dados climáticos do quinquênio de 2013 a 2017, referentes ao município de Apodi, localizado no estado do Rio Grande do Norte – Brasil. Como resultados, indica-se que apesar de historicamente as precipitações neste município se concentrarem entre os meses de fevereiro a maio, considera-se importante o acompanhamento dos fatores climáticos locais para gestão hídrica uma vez que, as precipitações não são constantes ao longo dos dias destes meses e, a sua associação com os fatores temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica momentâneos acabam sendo responsáveis pelo acontecimento de veranicos, o que causar prejuízos socioeconômicos principalmente, para produção agrícola-familiar de milho e feijão-de-corda.
Téléchargements
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.