INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING TRADICIONAL E DIGITAL NO COMPORTAMENTO DE COMPRA: UM ESTUDO COM GRADUANDOS
Resumo
O comportamento do consumidor é um campo das ciências sociais aplicadas que podem ser avaliadas pela escolha, compra e o uso de algum produto e respondem pela satisfação de determinada necessidade ou desejo do consumidor. Todo aquele que compra ou utiliza algum produto, bem ou serviço, é considerado consumidor. E para influenciar esses consumidores, são utilizadas estratégias que influenciam o comportamento de compra. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo principal analisar como o marketing tradicional e digital têm influência na decisão de compra de universitários dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda da UFMT – Campus Cuiabá, no que diz respeito a compra de eletroeletrônicos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo com os alunos dos dois cursos citados, sendo o levantamento de dados feito por meio de um questionário eletrônico disponibilizado no Google Forms e com a aplicação em sala de aula. Os principais resultados mostram que os estudantes, em sua maioria, são mais influenciados pelo marketing digital. Entretanto, as propagandas e promoções veiculadas na televisão ainda têm forte apelo na influência de compra do grupo pesquisado.
Downloads
Referências
CHURCHILL, G. A.; PETER J. P. Marketing: criando valor para o cliente. – São Paulo: Saraiva, 2000.
COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
EXTRA. Maioria dos brasileiros já fez compras por redes sociais, revela pesquisa. Disponível em:
GABRIEL, M. Marketing na Era Digital. 1. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
GOULART, R. D.; BORBA, G. A. S.; SILVA; E. A.; PRADO, R. A. D. P. O uso do WhatsApp como ferramenta mercadológica no segmento de supermercados. Navus, Florianópolis/SC, v. 9, n. 3, p. 41-54: jul./set .2019. Disponível em https://navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/846. Acesso em: 2 set. 2021.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KOTLER, P.; KARTAJAIA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. 1 ed. São Paulo: Sextante, 2017.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.
MCCARTHY, J. Basic marketing: a managerial approach. Homewood: Richard D. Irwin, Inc., 1960. Disponível em:
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OECD. Education at a Glance 2019: OECD Indicators, Paris: OECD Publishing, 2019. Disponível em https://doi.org/10.1787/f8d7880d-en. Acesso em 1 set. 2021
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTINS, Rachel. Pesquisa mostra que jovens estão deixando de ouvir rádio. Sul21, nov., 2015. Disponível em https://sul21.com.br/noticias/geral/2015/11/pesquisa-mostra-que-jovens-estao-deixando-de-ouvir-radio/. Acesso em: 2 set. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO. Os Novos Consumidores Brasileiros: Hábitos de compra e consumo dos jovens entre 16 e 22 anos. 2018. Disponível em:
SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
WERNECK, C. L. L.; CRUZ, E. P. O uso do Youtube como ferramenta de marketing: estudo de caso da Imobiliária Tecnisa. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 3, n. 3, p. 1-20, 2009. Disponível em https://doi.org/10.12712/rpca.v3i3.61. Acesso em 2 set. 2021.
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.