INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING TRADICIONAL E DIGITAL NO COMPORTAMENTO DE COMPRA: UM ESTUDO COM GRADUANDOS

Palavras-chave: Comportamento do consumidor., Influências de compra, Marketing Digital, Universitários

Resumo

O comportamento do consumidor é um campo das ciências sociais aplicadas que podem ser avaliadas pela escolha, compra e o uso de algum produto e respondem pela satisfação de determinada necessidade ou desejo do consumidor. Todo aquele que compra ou utiliza algum produto, bem ou serviço, é considerado consumidor. E para influenciar esses consumidores, são utilizadas estratégias que influenciam o comportamento de compra. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo principal analisar como o marketing tradicional e digital têm influência na decisão de compra de universitários dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda da UFMT – Campus Cuiabá, no que diz respeito a compra de eletroeletrônicos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo com os alunos dos dois cursos citados, sendo o levantamento de dados feito por meio de um questionário eletrônico disponibilizado no Google Forms e com a aplicação em sala de aula. Os principais resultados mostram que os estudantes, em sua maioria, são mais influenciados pelo marketing digital. Entretanto, as propagandas e promoções veiculadas na televisão ainda têm forte apelo na influência de compra do grupo pesquisado. 

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Biografia do Autor

Fernando Thiago, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Campus do Pantanal (CPAN) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração do Campus do Pantanal/UFMS. Líder dos grupos de pesquisa Nupemad - Núcleo de Pesquisas Multivariadas em Administração e Proged - Programa de Gestão, Estratégia e Desenvolvimento de Organizações. Membro dos grupos de pesquisa: Nead - Núcleo de Estudos em Análise do Discurso e Geapan - Grupo de Pesquisa em Estatística Aplicada do Pantanal. Atua nos seguintes temas: Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Gestão do Agronegócio. 

Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Administração (Marketing) pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017). Desde agosto de 2006 é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na área de Empresas tem experiência em Marketing, Vendas e Logística e na área docente com disciplina Teoria Geral da Administração e Administração de Marketing. Como pesquisador, os estudos em marketing, com destaque para comportamento do consumidor. 

André Macedo de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado
2022-07-21
Como Citar
Thiago, F., Trigueiro, F. M. C., & Souza, A. M. de. (2022). INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING TRADICIONAL E DIGITAL NO COMPORTAMENTO DE COMPRA: UM ESTUDO COM GRADUANDOS. Caderno De Administração, 30(1), 102-120. https://doi.org/10.4025/cadadm.v30i1.60769
Seção
Artigos