MARKETING NO BRASIL: PENSAMENTO E AÇÃO SOB UMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA

  • César Renato Ferreira da Costa UEM
  • Francisco Giovanni David Vieira UEM

Abstract

A prática de marketing no Brasil, sob a perspectiva de uma análise historiográfica, sugere que sua formação tem base conceitual influenciada pelo marketing americano, alicerçada fundamentalmente em uma visão gerencialista, técnica e planejada. Esse trabalho procura mostrar como tal influência compõe o estágio atual do marketing brasileiro, no ambiente acadêmico e das organizações, refletido na sala de aula, na produção científica e na gestão das empresas. Descreve sua origem, formação e desenvolvimento, por meio da descrição de uma linha do tempo, considerando as instituições de ensino e as empresas nacionais e transnacionais estabelecidas em nosso país. A abordagem realizada nesse artigo, de caráter historiográfico, procura mostrar o pensamento e a ação de marketing por meio de três questões: as políticas governamentais brasileiras, adotadas na última metade do século passado, o comportamento dos consumidores em nosso país e a produção acadêmica que contribuiu para desenvolver o pensamento de marketing no Brasil. As influências decorrentes de tais abordagens apontam para a manutenção do pensamento brasileiro a partir do modelo americano, contudo revela variações típicas de características e eventos ambientais próprios.

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Published
2008-09-19
How to Cite
Costa, C. R. F. da, & Vieira, F. G. D. (2008). MARKETING NO BRASIL: PENSAMENTO E AÇÃO SOB UMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA. Caderno De Administração, 15(2), 39-48. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/5134
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