CONSUMIDORES BRASILEIROS E SUA PREFERÊNCIA PELO E-COMMERCE INTERNACIONAL

  • Francisco Roberto Pinto Universidade Estadual do Ceará
  • Gabriella Campos Souza Universidade Estadual do Ceará
  • Juliana Lopes de Moraes Universidade Estadual do Ceará

Resumen

Compras em sites internacionais têm sido uma fonte alternativa aos consumidores brasileiros que desejam ampliar sua gama de opções na hora de adquirir produtos ou serviços. Esse tipo de comércio tem crescido continuamente a taxas muito elevadas. Dessa forma, surge um novo tipo de relacionamento mercadológico, em que o consumidor não necessita se deslocar até um ponto de venda para avaliar preço, escolher a compra, buscar por novos produtos e efetuar o pagamento de algo desejado. Descreve-se, assim, o relacionamento de mercado via Internet, denominado e-commerce. Por meio desse artigo foi feita uma pesquisa e foram identificados quais são os fatores que levam os consumidores a realizarem compras em sites internacionais, sendo eles: experiência que distrai e proporciona prazer; conseguir informações sobre o produto/serviço antes, no ato e depois da compra; chance de encontrar uma diversidade maior do produto desejado; possibilidade de encontrar produtos com melhor qualidade do que no Brasil; possibilidade de encontrar produtos com menores preços do que no Brasil; garantir, no ato da compra online, o produto que deseja; e chance de encontrar o produto que deseja, já que não é fácil de ser encontrado no país. A pesquisa foi disponibilizada no modo online

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Biografía del autor/a

Francisco Roberto Pinto, Universidade Estadual do Ceará
Tem pós-doutorado em Administração pelo PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco, é Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2008), Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1974). É aposentado do Banco do Nordeste do Brasil, onde ocupou funções técnicas e gerenciais, principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. É Professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Gabriella Campos Souza, Universidade Estadual do Ceará
Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Juliana Lopes de Moraes, Universidade Estadual do Ceará
Mestranda em Admnistração de Empresas pelo Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas. Professora do Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC).
Publicado
2016-10-01
Cómo citar
Pinto, F. R., Souza, G. C., & Moraes, J. L. de. (2016). CONSUMIDORES BRASILEIROS E SUA PREFERÊNCIA PELO E-COMMERCE INTERNACIONAL. Caderno De Administração, 24(1), 93-102. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/31251
Sección
Artigos