<b>Grupo focal e pedagogia vivencial humanescente: técnica de coleta de dados inovadora/Focus group and experiential pedagogy: innovative technique of data collection<b>

  • Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador
  • Viviane Euzébia Pereira Santos
  • Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues
  • Kisna Yasmin Andrade Alves
  • Kálya Yasmine Nunes de Lima
Palavras-chave: Pesquisa em enfermagem. Pesquisa qualitativa. Metodologia. Grupos focais. Enfermagem.

Resumo

Objetiva-se caracterizar o uso do grupo focal baseado na Pedagogia Vivencial Humanescente como técnica de coleta de dados inovadora, bem como elucidar as percepções das acadêmicas de enfermagem acerca dos benefícios dessa inovação metodológica. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica do grupo focal realizada de acordo com a Pedagogia Vivencial Humanescente: realidade pedagógica transcorporal humanescente, com oito acadêmicas de enfermagem de uma universidade pública do Brasil. Os dados foram analisados com base nos princípios orientadores fundamentados na obra de Alfred Schutz. Demonstra-se que o sucesso da consecução de um grupo focal está norteado pelo seu sistemático planejamento, e elucida-se que o uso da Pedagogia Vivencial Humanescente se traduziu em mais um elemento que proporcionou a efetivação de um ambiente aconchegante, confortante, estimulador de trocas espontâneas de idéias, o que fomentou os dados da pesquisa. O estudo busca servir como aporte para demais pesquisas qualitativas, reafirmando a eficácia do uso do grupo focal como técnica de coleta de dados e sugerindo o uso da Pedagogia Vivencial Humanescente como elemento benéfico à riqueza do encontro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGENF-UFRN. Docente da Escola de Saúde e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem  - LABETEC.
Viviane Euzébia Pereira Santos
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da graduação e Pós Graduação em Enfermagem da UFRN. Líder do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da UFRN
Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues
Enfermeria. Doutoranda do PPGENF-UFRN. Docente da Escola de Saúde. Membro do LABETEC.
Kisna Yasmin Andrade Alves
Enfermeira. Doutoranda do PPGENF-UFRN. Membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Kálya Yasmine Nunes de Lima

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do LABETEC.   

Publicado
2015-10-10
Como Citar
Salvador, P. T. C. de O., Santos, V. E. P., Rodrigues, C. C. F. M., Alves, K. Y. A., & Lima, K. Y. N. de. (2015). <b>Grupo focal e pedagogia vivencial humanescente: técnica de coleta de dados inovadora/Focus group and experiential pedagogy: innovative technique of data collection<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(3), 1266 - 1273. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i3.23294
Seção
Artigos originais