Ação educativa com profissionais de terapia intensiva sobre lesão na córnea: relato de experiência

Palavras-chave: Doenças da córnea. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde. Segurança do paciente. Unidade de terapia intensiva.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência acadêmico-assistencial de um grupo de estudantes de Enfermagem, ao promover uma ação educativa com profissionais de Enfermagem de duas Unidades de Terapia Intensiva. Metodologia: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido com base em atividades práticas supervisionadas, em hospital de grande porte da Região Metropolitana de Belém, Pará, Brasil, durante o mês de março de 2017. Está ancorado nas etapas da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, resultando em proposta de intervenção exequível na prática. Resultados: obteve-se o percentual de participação de 85,7% da equipe de Enfermagem. Os demais profissionais estavam em reunião, inviabilizando sua presença na ação. Os participantes responderam de forma positiva à intervenção, colaborando, discutindo e valorizando o conhecimento construído com a relação dialógica, apresentando profundas reflexões nos discursos ao grupo interventor. Considerações finais: constatou-se que ações de cunho educativo, pautadas nas necessidades do público-alvo, podem provocar mudanças significativas por meio da reflexão crítica e da qualificação profissional. Os profissionais de Enfermagem oferecem importantes contribuições para prevenir e controlar lesões na córnea, bem como para investigar e produzir conhecimento relativo ao tema.

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Biografia do Autor

Tássio Ricardo Martins da Costa
Enfermeiro. Escola de Enfermagem “Magalhães Barata” da Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil
Paula Regina de Melo Rocha
Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva. Hospital e Maternidade Santana (HMS). Igarapé-Miri, PA, Brasil.
Marcia Cristina Souza da Cruz
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.
Erlon Gabriel Rego de Andrade
Enfermeiro. Pós-graduando do Programa de Residência Multiprofissional em Neurologia do Centro Universitário do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil.
Rosinelle Janayna Coêlho Caldas
Enfermeira. Pós-graduanda do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Clínica Integrada da UFPA. Belém, PA, Brasil.
Maicon de Araujo Nogueira
Enfermeiro. Mestre em Ensino em Saúde na Amazônia. Universidade da Amazônia. Belém, PA, Brasil.

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Publicado
2019-06-18
Como Citar
Costa, T. R. M. da, Rocha, P. R. de M., Cruz, M. C. S. da, Andrade, E. G. R. de, Caldas, R. J. C., & Nogueira, M. de A. (2019). Ação educativa com profissionais de terapia intensiva sobre lesão na córnea: relato de experiência. Ciência, Cuidado E Saúde, 18(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i2.46687
Seção
Relatos de experiência