<b>Egressos de enfermagem do Currículo Integrado da Universidade Estadual de Londrina: aprimoramento profissional e científico</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.20052

  • Talita Vidotte Costa Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.
  • Maria Helena Dantas de Menezes Guariente Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Docente da Universidade Estadual de Londrina.

Abstract

O objetivo deste estudo foi descrever o aprimoramento profissional e a produção científica de egressos do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, frente às premissas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, foi enviado por correio eletrônico um questionário estruturado e elaborado no programa Google Docs a 115 ex-alunos. Entre o período de julho e outubro de 2011, 88 (76,5%) egressos o responderam. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando o programa Microsoft Office Excel 2007, por meio de frequência absoluta e relativa. Os sujeitos eram predominantemente do sexo feminino, com idade entre 23 e 32 anos e encontravam-se solteiros. O aprimoramento profissional deu-se pela realização de cursos lato e stricto sensu. Verificou-se expressiva produção de trabalhos científicos e disseminações em eventos e periódicos. Tem-se a prerrogativa de que o estímulo à busca de conhecimento pelo estudante, enquanto princípio educativo e científico do Currículo Integrado, associado aos princípios norteadores desta proposta curricular, tenha repercutido positivamente no desempenho investigativo dos egressos. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2014-05-29
How to Cite
Costa, T. V., & Guariente, M. H. D. de M. (2014). <b>Egressos de enfermagem do Currículo Integrado da Universidade Estadual de Londrina: aprimoramento profissional e científico</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.20052. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 487 - 494. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.20052
Section
Original articles