<b>Tecnologias de saúde – enfrentamento do incêndio em escolas de ensino fundamental / Health technologies - confronting the fire in elementary schools<b>

  • Grazieli Cardoso da Silva
  • Daniel Canavese de Oliveira
  • Dagmar Elaine Kaiser
  • Alcindo Antônio Ferla
  • Êrica Rosalba Mallmann Duarte

Abstract

A ocorrência de incêndios em escolas de ensino fundamental não só gera diversos prejuízos à saúde e à vida da comunidade escolar, mas também acarreta a alteração do cotidiano interrompendo inesperadamente o funcionamento habitual da escola devido ao seu caráter destrutivo. Objetivou-se conhecer as tecnologias de saúde utilizadas no enfrentamento do incêndio em escolas de ensino fundamental, utilizando conceitos da Saúde Coletiva. A pesquisa qualitativa utilizou o método da Teoria Fundamentada em Dados contemplando nove entrevistas semiestruturadas com alunos, familiares, professores, funcionários ou bombeiros, dois encontros de grupo focal realizados com seis professoras e um simulado de incêndio que reuniu 147 integrantes da comunidade escolar e sete bombeiros. A coleta de dados deu-se entre maio e julho de 2017. A análise dos dados levou ao conceito explicativo “tecnologias de saúde – enfrentamento de incêndio em escolas de ensino fundamental” sustentado por três categorias: incêndio, uma experiência vivida e sentida; o enfrentamento às situações de incêndio na perspectiva da comunidade escolar; a responsabilidade do Estado. Os resultados contextualizam processos intercessores entre cidadania e saúde, educação e Estado pelo potencial educativo que levam a comunidade escolar à (re)organização e graus de liberdade significativos para enfrentar um incêndio ou dele proteger-se.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Grazieli Cardoso da Silva
Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pelo PPGCOL/UFRGS. Bombeira do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.
Daniel Canavese de Oliveira
Doutor em Patologia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente Adjunto da EENF/UFRGS. Docente do PPGCOL. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Dagmar Elaine Kaiser
Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFRGS, Brasil. Docente Associado da EENF/UFRGS. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Alcindo Antônio Ferla
Doutor em Educação Pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS, Brasil. Docente Associado da EENF/UFRGS. Docente do PPGCOL. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Êrica Rosalba Mallmann Duarte
Doutora em Engenharia pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS, Brasil. Docente Titular da EENF/UFRGS. Docente do PPGCOL. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Published
2019-02-07
How to Cite
Silva, G. C. da, Oliveira, D. C. de, Kaiser, D. E., Ferla, A. A., & Duarte, Êrica R. M. (2019). <b>Tecnologias de saúde – enfrentamento do incêndio em escolas de ensino fundamental / Health technologies - confronting the fire in elementary schools<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(4). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i4.45412
Section
Original articles