<b>Residência multiprofissional em saúde: inserção de atores no Sistema Único de Saúde/Multiprofessional residency in health: insertion of actors in the unified national health system in Brazil<b>

  • Gustavo Christofoletti
  • Oleci Pereira Frota
  • Alessandra Rigo Pinheiro
  • Delaine da Rocha Generoso
  • Maria de Fátima Meinberg Cheade
Palavras-chave: Equipe de assistência ao paciente. Internato e residência. Cuidados críticos.

Resumo

Os programas de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) são regulamentados pelos Ministérios da Educação e da Saúde, e visam promover assistência à população e formar profissionais de excelência para o trabalho, segundo as necessidades de saúde local. O objetivo deste estudo foi analisar a inserção da RMS no hospital universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Sob um desenho prospectivo, foi analisada a assistência realizada pelos residentes da fisioterapia, enfermagem, odontologia, farmacologia e nutrição, nos sete primeiros meses de implantação do programa. Os dados foram coletados do livro de registros de atendimentos e analisados segundo: perfil e o número de pacientes assistidos; quantidade de atendimentos realizados por especialidade; e desfecho dos casos. Na análise estatística, aplicaram-se os testes qui-quadrado e Mann-Whitney (U), com significância de 5%. Quarenta e seis pacientes foram atendidos pela equipe durante o período, perfazendo 1.979 atendimentos (média de 43,02 assistências/paciente). Não houve diferença entre a quantidade de atendimentos realizados por cada área (p=0,89). A implantação da RMS no referido hospital mostrou-se positiva, proporcionando amparo e conforto aos pacientes. Estabelecer múltiplos cenários de prática integrada é fundamental para a formação de profissionais especializados voltados ao setor público de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Christofoletti
Fisioterapeuta. Doutor em Ciências Biomédicas. Professor Adjunto III do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Oleci Pereira Frota
Enfermeiro. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da UFMS.
Alessandra Rigo Pinheiro
Fisioterapeuta. Especialista em Saúde-Intensivismo. Docente do Curso de Fisioterapia da UFMS.
Delaine da Rocha Generoso
Fisioterapeuta. Especialista em Saúde-Intensivismo. Fisioterapeuta Intensivista da Associação Beneficente de Campo Grande (ABCG).
Maria de Fátima Meinberg Cheade
Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta IV do Curso de Enfermagem da UFMS.
Publicado
2015-10-10
Como Citar
Christofoletti, G., Frota, O. P., Pinheiro, A. R., Generoso, D. da R., & Cheade, M. de F. M. (2015). <b>Residência multiprofissional em saúde: inserção de atores no Sistema Único de Saúde/Multiprofessional residency in health: insertion of actors in the unified national health system in Brazil<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(3), 1274 - 1280. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i3.23376
Seção
Artigos originais