O cinema na aula de História: uma exploração com alunos do 8º ano

  • Isabel Barca Universidade do Minho
  • Pedro Pereira Universidade do Minho
Palavras-chave: Pensamento histórico dos jovens, Consciência histórica, Cinema na aula de História, Linguagens cinematográficas

Resumo

O cinema necessecita ser visto como instrumento de produção sociocultural. Alguns investigadores defendem a necessidade de educar as crianças e jovens nas linguagens cinematográficas, pela influência que exercem nas suas vidas e nas decisões que tomam. As conceções dos estudantes sobre o passado e a História são também influenciadas pelo cinema, já que a produção cinematográfica dedica uma parte do seu trabalho à construção de narrativas fílmicas sobre acontecimentos e factos históricos. A familiaridade que as crianças têm com o cinema facilita a utilização deste na escola, possibilitando a aproximação das linguagens de senso comum às científicas, segundo um processo de atribuição, problematizada, de sentido prático aos conteúdos históricos lecionados na escola. Também os professores podem encarar o cinema como um recurso válido para a interpretação de fontes pelos alunos, seguindo um processo de seleção e fundamentação científica das linguagens cinematográficas para a compreensão dos conteúdos. É a partir da utilização do filme Marie Antoinette (Sofia Coppola), como recurso educativo numa aula do 8º ano de escolaridade sobre antecedentes da Revolução Francesa, que analisámos os níveis de interpretação histórica dos alunos. A análise dos resultados obtidos em sala de aula foi realizada segundo uma perspetiva de progressão do pensamento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Barca, Universidade do Minho
Pesquisadora do CIED, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Pedro Pereira, Universidade do Minho
Professor de História e Geografia do Ensino Básico e Secundário. Pesquisador do CIED, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Publicado
2016-10-11
Como Citar
Barca, I., & Pereira, P. (2016). O cinema na aula de História: uma exploração com alunos do 8º ano. Dialogos, 19(1), 73-86. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33804
Seção
Mesa Redonda