O cinema na aula de História: uma exploração com alunos do 8º ano
Resumo
O cinema necessecita ser visto como instrumento de produção sociocultural. Alguns investigadores defendem a necessidade de educar as crianças e jovens nas linguagens cinematográficas, pela influência que exercem nas suas vidas e nas decisões que tomam. As conceções dos estudantes sobre o passado e a História são também influenciadas pelo cinema, já que a produção cinematográfica dedica uma parte do seu trabalho à construção de narrativas fílmicas sobre acontecimentos e factos históricos. A familiaridade que as crianças têm com o cinema facilita a utilização deste na escola, possibilitando a aproximação das linguagens de senso comum às científicas, segundo um processo de atribuição, problematizada, de sentido prático aos conteúdos históricos lecionados na escola. Também os professores podem encarar o cinema como um recurso válido para a interpretação de fontes pelos alunos, seguindo um processo de seleção e fundamentação científica das linguagens cinematográficas para a compreensão dos conteúdos. É a partir da utilização do filme Marie Antoinette (Sofia Coppola), como recurso educativo numa aula do 8º ano de escolaridade sobre antecedentes da Revolução Francesa, que analisámos os níveis de interpretação histórica dos alunos. A análise dos resultados obtidos em sala de aula foi realizada segundo uma perspetiva de progressão do pensamento histórico.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).