Repensando a evidência histórica na construção do conhecimento histórico

  • Ana Catarina Gomes Simão Universidade do Minho
Palavras-chave: Evidência histórica, Uso escolar de fontes históricas, Educação histórica

Resumo

Foca-se essencialmente as ideias dos alunos acerca da Evidência Histórica e da sua importância na construção de inferências históricas fundamentadas e multiperspetivadas. A utilização de fontes diversificadas em sala de aula deve visar a construção da Evidência que é a base do conhecimento histórico, como mostram vários estudos com crianças e jovens, em diversos anos de escolaridade. Com base num estudo com 61 alunos do ensino secundário, serão apresentados e discutidos alguns exemplos do uso de fontes históricas por esses alunos, em diversos níveis de elaboração, com o intuito de contribuir para mudanças significativas nas práticas docentes no que concerne ao trabalho da Evidência Histórica em sala de aula, que mobilize tarefas adequadas e potenciadoras de uma progressão efetiva do pensamento histórico dos jovens. Em Portugal, pode constatar-se uma melhoria significativa nalguns manuais escolares com o contributo destas investigações, e tal consciencialização deve alargar-se de forma mais sistemática às práticas docentes. No aprofundamento da investigação já realizada com alunos do ensino secundário, visa-se agora produzir um guião que exemplifique formas de potenciar a interpretação de fontes em sala de aula a um nível inferencial de Evidência Histórica, garantindo uma progressão conceptual dos alunos que vá bem mais além do que o mero tratamento de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Catarina Gomes Simão, Universidade do Minho
Professora na Escola EB 2/3 Dr.º Flávio Gonçalves, Póvoa de Varzim, Portugal. Pesquisadora do CIEd, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Publicado
2016-10-11
Como Citar
Simão, A. C. G. (2016). Repensando a evidência histórica na construção do conhecimento histórico. Dialogos, 19(1), 181-189. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33808
Seção
Mesa Redonda