Estudo piloto sobre a aula construtivista

  • Angelina Lopes Luís Aguiares Universidade do Minho
Palavras-chave: Mudança conceptual, Ensino de história, Aula-oficina, História da África

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência preliminar de uma aula com características construtivistas, em contexto angolano com o propósito de constatar como se processa a mudança conceptual dos alunos na construção do seu próprio conhecimento e observar até que ponto esta metodologia é frutuosa num contexto em que se utiliza frequentemente a metodologia tradicional em sala de aulas. Para o efeito, realizou-se um estudo de caso, de características exploratórias, e que recorreu a um tratamento qualitativo e quantitativo simples, das produções dos alunos desenvolvidas em contexto de sala de aula real, que depois de analisada, resultou na diminuição de conceitos refentes ao passado e a predominância de conceitos históricos ou a nível da epistemologia na pós-experiência.

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Biografia do Autor

Angelina Lopes Luís Aguiares, Universidade do Minho
Professora da Universidade Katyayala Bwila, Benguela, Angola. Doutoranda na Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Publicado
2016-10-11
Como Citar
Aguiares, A. L. L. (2016). Estudo piloto sobre a aula construtivista. Dialogos, 19(1), 369-384. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33818
Seção
Mesa Redonda