Controle da natureza e modificação da paisagem: para uma análise das práticas agrícolas da sojicultura no Paraná, Brasil, por meio da imprensa entre os anos 1970 e 1980

  • Lucas Mores Unicentro
  • Jó Klanovicz Unicentro
Palavras-chave: História ambiental, Monocultura, controle da natureza

Resumo

No século 20, monoculturas causaram modificações ecológicas, culturais, sociais e econômicas no Paraná. Os dois maiores exemplos foram a expansão das "plantations" de café no norte do Estado na primeira metade do século e da sojicultura em todas as regiões durante a segunda metade. Problematizamos a expansão da sojicultura e suas repercussões na imprensa a partir da perspectiva da história ambiental entre as décadas de 1970 e 1980. A imprensa foi importante na difusão de ideias sobre tecnologias agrícolas e práticas de modificação da paisagem para os agricultores, com o objetivo de obter maior eficiência no controle da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Mores, Unicentro
Graduando em História e pesquisador do Laboratório de História Ambiental e Gênero (LHAG) da Unicentro, Guarapuava/PR. Bolsista PET.
Jó Klanovicz, Unicentro
Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro, Guarapuava/PR, Brasil. Bolsista produtividade do CNPq.
Publicado
2016-10-13
Como Citar
Mores, L., & Klanovicz, J. (2016). Controle da natureza e modificação da paisagem: para uma análise das práticas agrícolas da sojicultura no Paraná, Brasil, por meio da imprensa entre os anos 1970 e 1980. Dialogos, 18, 179-201. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33872
Seção
Artigos