“Eles também não tinham nada”: narrativas orais de deslocamentos e encontros identitários em Entre Rios (Guarapuava – PR)

  • Méri Frotscher Kramer Unioeste - Marechal Cândido Rondon
  • Marcos Nestor Stein Unioeste - Marechal Cândido Rondon
  • Beatriz Anselmo Olinto Unicentro - Guarapuava
Palavras-chave: Colônia Entre Rios, História oral, Identificações, Suábios do Danúbio

Resumo

O artigo aborda narrativas orais de moradores do distrito de Entre Rios, localizado no município de Guarapuava, Paraná. No início da década de 1950, ali surgiu a colônia de Entre Rios, a partir da fixação de aproximadamente 2.500 pessoas, que se identificam como suábios do Danúbio, que imigraram para o Brasil na condição de refugiados da Segunda Guerra Mundial. Além dos imigrantes e seus descendentes, o distrito é habitado por não suábios. O foco central da análise são as formas como moradores, imigrantes e não imigrantes, narram suas vidas, bem como as sociabilidades entre os moradores do distrito e as identificações presentes em suas narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Méri Frotscher Kramer, Unioeste - Marechal Cândido Rondon
Doutora em História pela UFSC, Florianópolis/SC. Brasil. Professora do PPGH da Unioeste, Marechal Cândido Rondon/PR, Brasil.
Marcos Nestor Stein, Unioeste - Marechal Cândido Rondon
Doutor em História pela UFSC, Florianópolis/SC. Brasil. Professor do PPGH da Unioeste, Marechal Cândido Rondon/PR, Brasil.
Beatriz Anselmo Olinto, Unicentro - Guarapuava
Doutora em História pela UFSC, Florianópolis/SC. Brasil. Professores do PPGH da Unicentro, Guarapuava/PR, Brasil.
Publicado
2016-10-21
Como Citar
Kramer, M. F., Stein, M. N., & Olinto, B. A. (2016). “Eles também não tinham nada”: narrativas orais de deslocamentos e encontros identitários em Entre Rios (Guarapuava – PR). Dialogos, 18(3), 1039-1067. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33916
Seção
Mesa Redonda