A teledramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho: da tragédia ao humor – a utopia da politização do cotidiano
Resumo
A obra do dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho tem sido objeto de análise de não poucos trabalhos acadêmicos. Todavia, os comentaristas de sua obra têm se voltado muito mais para a análise da sua produção no âmbito do teatro do que para a sua atuação no cinema e na televisão. Nesse sentido, embora se reconheça a excelência da produção teatral do autor, esse estudo centrou-se na tentativa de captar a produção de Vianinha no contexto de sua época, procurando apreender-lhe os impasses e utopias numa conjuntura marcada pela repressão e censura e pelo surgimento de novas oportunidades profissionais num veículo em plena expansão, a televisão. Cabe lembrar, no entanto, que Vianinha também escreveu o roteiro do filme O Casal, dirigido por Daniel Filho, baseado no script que escreveu para TV, Enquanto a cegonha não vem (1974). E participou dos seguintes filmes Amor para três (1960), dirigido por Carlos H. Christensen; Os Mendigos (1963), dirigido por Flávio Migliaccio. No início dos anos sessenta atuou como ator no episódio Escola de Samba Alegria de Viver, dirigido por Carlos Diegues, e que acabou integrando, em 1962, uma das obras clássicas do CPC da UNE, o filme Cinco Vezes Favela.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).