MELLO, Zuza Homem de. A Era dos Festivais – Uma Parábola. São Paulo: Editora 34, 2003. 528 p.

  • Sandra de Cassia Araújo Pelegrini Doutora em História Social pela FFLCH- Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de História, da Universidade Estadual de Maringá/Pr.

Resumo

Os festivais da canção realizados ao longo das décadas de 1960 e 1970 constituem, sem dúvida, marcos significativos na trajetória da história da música brasileira. Nesse período, novos talentos foram descobertos, movimentos musicais se renovaram e redimensionaram a música popular brasileira. Uma revisão do conceito de MPB impulsionou intensos debates acerca das relações entre a música e a política, fomentou discussões sobre a estética e suas articulações com o social. No bojo dessa efervescência cultural, compositores, músicos e intérpretes se depararam com as limitações impostas pelo regime militar, seus atos de exceção e, principalmente, pela ação censória. Não por acaso, muitos dos artistas envolvidos nos embates estéticos e políticos do período foram exilados, perseguidos e presos

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Publicado
2017-06-30
Como Citar
Pelegrini, S. de C. A. (2017). MELLO, Zuza Homem de. A Era dos Festivais – Uma Parábola. São Paulo: Editora 34, 2003. 528 p. Dialogos, 7(1), 283 - 289. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/37924
Seção
Resenhas