Estatística, biologia evolutiva e eugenia: As publicações do jovem Ronald Fisher em The Eugenics Review (1914-1919)

  • Leonardo Dallacqua de Carvalho Doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RJ Mestre em História pela Unesp-Assis Graduado em História pela Unesp-Assis Professor no Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração - USC.

Resumen

Este artigo analisa em perspectiva histórica a discussão eugênica do estatístico inglês Ronald Aylmer Fisher no início da sua trajetória profissional. Entre 1914 a 1919, Fisher publicou artigos e revisões de livros na revista especializada The Eugenics Review, na qual expunha a viabilidade do pensamento eugenista. Por meio de tais fontes investigo de que modo estatística e biologia evolutiva estavam ligadas às suas propostas eugênicas e qual era o contexto científico da eugenia nas primeiras décadas do século XX.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Leonardo Dallacqua de Carvalho, Doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RJ Mestre em História pela Unesp-Assis Graduado em História pela Unesp-Assis Professor no Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração - USC.
Doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RJ Mestre em História pela Unesp-Assis Graduado em História pela Unesp-Assis Professor no Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração - USC.
Publicado
2019-06-07
Cómo citar
Carvalho, L. D. de. (2019). Estatística, biologia evolutiva e eugenia: As publicações do jovem Ronald Fisher em The Eugenics Review (1914-1919). Dialogos, 23(2), 185-201. https://doi.org/10.4025/dialogos.v23i2.43228