“Na linguagem clara e compreensível do povo”: História e cotidiano politizado nas poesias de lundus (Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX) .

  • Silvia Cristina Martins de Souza UEL (PR)
Palavras-chave: história, literatura, política.

Resumo

Este artigo explora as relações entre história e literatura considerando a literatura um testemunho que pode ser lido, desconstruído e submetido ao mesmo escrutínio ao qual os historiadores submetem outras fontes que lhes permitam ter acesso à compreensão de redes e tensões sociais mais amplas. Nele são utilizadas poesias publicadas no cancioneiro Trovador: coleção de modinhas, recitativos, árias, lundus, etc.. (1876), com o objetivo de mostrar como seus autores estabeleceram um diálogo entre si e com seus leitores acerca de um assunto candente do seu tempo - o progresso e seus desdobramentos para o cotidiano da sociedade – utilizando-se da literatura como instrumento de intervenção na realidade. A partir desses pressupostos, a experiência histórica vivida por escritores é considerada condição básica de análise, bem como texto e contexto são percebidos como dimensões indissociáveis de um fenômeno mais amplo que é ao mesmo tempo, cultural, econômico, social e político devendo ser abordados em conjunto levando-se em conta suas conexões recíprocas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Martins de Souza, UEL (PR)
doutora pela Unicamp; professora de História do Brasil e da Cultura Afrobrasileira na Universidade Estadual de Londrina e dos Programas de Pós Graduação em História nesta universidade e na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Autora de As Noites do Ginásio: teatro e tensões culturais na Corte - 1832-1868 (2002); O palco como tribuna: uma interpretação de O Demônio Familiar, de José de Alencar (2004); e Carpinteiros teatrais, cenas cômicas e diversidade cultural no Rio de Janeiro oitocentista (2010) e Senas Comicas de Francisco Correa Vasques (2017).
Publicado
2019-06-07
Como Citar
Martins de Souza, S. C. (2019). “Na linguagem clara e compreensível do povo”: História e cotidiano politizado nas poesias de lundus (Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX) . Dialogos, 23(2), 123-139. https://doi.org/10.4025/dialogos.v23i2.45750