Literaturas de fronteira: companheiros (d)e viagens à URSS no Brasil contemporâneo (1940-1960)
Resumo
No cenário literário brasileiro do início da década de 1950, chama a atenção a publicação quase simultânea de O mundo da paz (1952) e Os subterrâneos da liberdade (1954) de Jorge Amado, e Viagem (1954) e Memórias do cárcere (1954) de Graciliano Ramos. Romancistas brasileiros já consagrados pela crítica e pelo público, ambos revelam nessas publicações a radicalidade com a qual se identificam com o comunismo e com a experiência soviética. Ao mesmo tempo, os relatos de viagem e os livros de memória, se vistos em conjunto, evidenciam a presença de duas tradições narrativas: a literária propriamente dita e a do engajamento político dos intelectuais. Assim, o que se pretende aqui é apresentar como essas duas tradições aparecem na obra dos dois escritores, em especial, em seus relatos de viagem à URSS. Do ponto de vista da militância política e dos recursos literários, ambos escritores se utilizaram, nesses títulos, do “gênero de fronteira” para partilhar com seus leitores algum tipo de comprometimento com a história da política nacional recente, com o comunismo e para avalizar a experiência soviética.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).