El nacionalismo argentino y la novela apocalíptica como prospectiva histórica.
Resumo
Enquanto que o nacionalismo na Argentina alcançou o estabelecimento de suas diversas posições sobre a história através do desenvolvimento da corrente historiográfica nomeada revisionismo, ao mesmo tempo se desenvolvia a partir da década de 1930 uma abundante narrativa de ficção histórica que procurava popularizar sua própria perspectiva. Nesse contexto, uma parte do esforço cultural nacionalista centralizou sua ação numa leitura finalista ou teleológica da história do que nós nomeamos aqui romance apocalíptico: uma literatura de antecipação que diagnostica os males do presente pregando suas consequências com a defesa de seus interesses políticos.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: Reflexiones sobre el origen y la difusión del nacionalismo, Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2000.
BOSCA, Roberto, La Iglesia Nacional Peronista. Factor religioso y Poder Político, Buenos Aires: Sudamericana, 1997.
BUCHRUCKER, Cristián, Nacionalismo y Peronismo. La Argentina en la crisis ideológica undial (1927-1955), Buenos Aires: Sudamericana, 1987.
CASTELLANI, Leonardo. Cristo ¿vuelve o no vuelve?, Buenos Aires: DALIA, 1951.
___. Los papeles de Benjamín Benavides, Buenos Aires: Cintra, 1954.
___. Su Majestad Dulcinea, Buenos Aires: Ediciones Cintra, 1956.
___. Las profecías actuales, Buenos Aires: Cruz y Fierro Editores, 1963.
___. El nuevo gobierno de Sancho, Buenos Aires: Theoría, 1965.
___. Las Ideas de mi tío el cura, Buenos Aires: Excalibur, 1984.
___. El Apokalypsis de San Juan, Buenos Aires: Vórtice, 1990.
GÁLVEZ, Manuel. El novelista y las novelas, Buenos Aires: Dictio, 1981.
IBARGUREN, Federico. Nuestra Tradición Histórica, Buenos Aires: Dictio, 1978.
IGHINA, Domingo. El libro de los reyes. Ensayo sobre el caudillo en la narrativa de Manuel Gálvez, Córdoba: Alción 1998.
IRAZUSTA, Julio. La política, cenicienta del espíritu, Buenos Aires: Dictio, 1977.
LVOVICH, Daniel, Nacionalismo y antisemitismo en la Argentina, Buenos Aires: Vergara, 2003.
MEINVIELLE, Julio. El judío en el misterio de la historia, Buenos Aires: Theoría, 1963.
QUATROCCHI WOISSON, Diana, Los males de la memoria. Historia y política en la Argentina, Buenos Aires: Emecé, 1995.
REATI, Fernando, “Ciudad futura y distopía en la novela argentina de fin de siglo”, en Silabario. Revista de estudios y ensayos geoculturales N° 3: junio de 2000.
___. Postales del porvenir. La literatura de anticipación en la Argentina neoliberal (1985-1999), Buenos Aires: Editorial Biblos, 2006.
ROIG, Arturo, "Eugenio Espejo y los comienzos y recomienzos de un filosofar latinoamericano" en Rostro y filosofía de América Latina, Mendoza: EDIUNC, 1993.
ROITENBURD, Silvia, Nacionalismo católico. Córdoba (1862-1943), Córdoba: Ferreyra Editor, 2000.
TORRES ROGGERO, Jorge (director), Calíbar sin rastros. Aportes para una historia social de la literatura argentina, Córdoba: José Solsona, 1996.
WAST, Hugo (Gustavo Martínez Zuviría). El Kahal, Buenos Aires: Thau, 1954,
___. Oro, Buenos Aires: Editores de Hugo Wast, 1935.
___. Juana Tabor y 666, Buenos Aires: AOCRA, 1975.
ZANATTA, Loris, Perón y el mito de la Nación Católica. Iglesia y Ejército en los orígenes del peronismo, 1943-1946, Buenos Aires: Sudamericana, 1999.
Copyright (c) 2021 Diálogos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).