O terreiro e a universidade: estudo de caso etnopsicológico em um terreiro de Umbanda de Ribeirão Preto-SP, Brasil.

  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo
  • Alice Costa Macedo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: umbanda, religião, etnopsicologia, universidade

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir os sentidos produzidos sobre as relações entre universidade e terreiro. Trata-se de um estudo de caso etnopsicológico realizado em um terreiro de umbanda de Ribeirão Preto-SP. Os principais sentidos destacam o terreiro como locus de conhecimento que, por vezes, coloca-se a serviço dos interesses dos pesquisadores. Recomenda-se que esses interesses sejam partilhados na comunidade, diminuindo as distâncias entre esses espaços. Conclui-se que os saberes produzidos no terreiro devem habitar a universidade não na condição de objeto, mas de fonte de conhecimentos úteis à construção de uma universidade mais inclusiva e que valorize a ancestralidade.

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Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo, Mestre, Doutor e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Professor Associado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde atua como orientador junto aos Programas de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica e Interunidades de Doutoramento em Enfermagem. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Alice Costa Macedo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. 

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Publicado
2021-10-17
Como Citar
Scorsolini-Comin, F., & Macedo, A. (2021). O terreiro e a universidade: estudo de caso etnopsicológico em um terreiro de Umbanda de Ribeirão Preto-SP, Brasil. Dialogos, 25(3), 202-226. https://doi.org/10.4025/dialogos.v25i3.60114