Estética de Nino Cais: Identidade Europeia versus Brasileira – desconstruindo ícones coloniais
Resumo
Nino Cais é abordado como um caso de estudo estético: avalia-se como a iconografia colonial estereotipada pode ser subvertida através de uma ironia visual encenada. Outrora, artistas europeus viajavam ao Brasil, cumprindo missões antropológicas, cumprindo fins políticos, científicos e/ou pragmáticos. A natureza, a paisagem, os indígenas e seu patrimônio suscitavam no público europeu estranheza, fruição pitoresca aferida à norma estética do gosto. Cais concebe autorretratos/iconografias exóticas que desabilitam dogmatismos políticos coloniais; visa a autoidentidade profunda, contrariando a uniformidade de gosto e padrões de comportamento, propondo contramovimentos raciais e críticas societais. Sua obra equaciona metas existenciais e convicções gregárias. Interagindo encena uma nova iconografia; desconstrói estereótipos decoloniais, garantindo uma precisão estética e ideológica sem grilhões.
Downloads
Referências
Barros, Manoel. 2010. Poesia Completa. São Paulo: Editora LeYa.
Bethel, Leslie 2003. Brazil – British and Irish Travellers. University of Oxford. http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/bndigital0363/bndigital0363.pdf
Biard, Jean-François. 1862. Deux années au Brésil. Paris: Hachette. https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k202214d.image
Buono, Amy J. 2007. “Jean-Baptiste Debret’s Return of the Negro Hunters, the Brazilian Roça, and the Interstices of Empire”. Orientesoccidentes. El arte y la Mirada del otro. XXVII Coloquio Internacional de Historia del arte. Mexico City: Universidad Nacional Autonoma de Mexico Instituto de Investigaciones Estéticas. https://core.ac.uk/download/pdf/215800497.pdf
Carvalho, Bernardo. 2003. Mongólia. São Paulo: Companhia das Letras.
Chevreau, Jean-Louis. 2009. Philosophie du Voyage. Conférences de l’Institut municipal – 2009. http://laposso.philo.free.fr/blog2/public/Philosophie%20du%20voyage.pdf
Correa Filho,V. 1939. Alexandre Rodrigues Ferreira Vida e Obra do Grande Naturalista Brasileiro. Porto Alegre: Companhia Editora Nacional.
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasgerais/drg62502/drg62502.pdf
Diener, Pablo. 2008. “A Viagem Pitoresca como Categoria Estética e a Prática de Viajantes”. REVISTA PORTO ARTE: Porto Alegre, V. 15, Nº 25 novembro/2008. https://www.researchgate.net/publication/277040532_A_viagem_pitoresca_como_categoria_estetica_e_a_pratica_de_viajantes
Domingues, A.M. 2021. “No trilho da ‘viagem filosófica’ de Alexandre Rodrigues Ferreira: uma breve história das suas coleções e sua disseminação”. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum. 16 (3) https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2020-0109
Dorfles, Gillo. 1969. Kitsch – Na Anthology of bad taste. London: Ed. Studio Vista Limited. https://www.academia.edu/35556356/Gillo_Dorfles_KITSCH_An_Anthology_of_bad_taste_engl_transl_1969
Ferreira, Alexandre Rodrigues. 1971. Viagem filosófica pelas capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. Iconografia. Geografia. Antropologia. Zoologia, 2 vols., Rio de Janeiro, Conselho Federal de Cultura.
Ianni, Octavio. 2003. Enigmas da Modernidade-Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Lago, Pedro Corrêa. 2008. Taunay e o Brasil - Obra Completa 1816-1821. Rio de Janeiro: Capivara.
Lago, Pedro Corrêa. 2009. Debret e o Brasil - Obra completa, 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara.
Lambert, Maria de Fátima 2020. “Viagens ecléticas, residências e obras: Maria Graham artista-autora-viajante”. MIDAS, 11. https://journals.openedition.org/midas/2222
Lambert, Maria de Fátima. 2021. “Bernardo Soares: The Never Accomplished Travel(s) – Writing and Seeing”. Revista Portuguesa de Humanidades 25, 1–2 (2021): 191–216.
Pataca, Ermelinda Moutinho. 2011. “Congruências entre cartografia e pintura no Prospecto da Vila de Cametá (1784) de José Joaquim Freire”. 1º Simpósio Histórico – Cartografia Histórica. https://www.ufmg.br/rededemuseus/crch/simposio/PATACA_ERMELINDA_M.pdf
Raminelli, Ronald. 1998. « Ciência e colonização - Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira”. Revista Tempo, n.6, p.157-182.
Sontag, Susan. 2018. “Notes on Camp” (1964). London: Penguin Classics.
Straumann Patrick. 2005. Les Indiens au Brésil – textes et illustrations de Jean-Baptiste Debret, [Textes de Luiz Felipe de Alencastro, Serge Gruzinski et Tierno Monénembo]. Paris : Editions
Chandeigne – Libraire Portugaise.
Tavares, Gonçalo M. 2010. Uma viagem à Índia. Lisboa: Caminho.
Turquety, Benoît. 2014. Inventing Cinema Machines, Gestures, and Media History. Lausanne: Éditions L’Âge d’Homme.
Viana, Fausto. 2018. “O design de cena de Jean Baptiste Debret”. CIDI 2017. 8th Information Design International Conference. Junho 2018, n. 1, vol. 4. http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/cidi2017/058.pdf
Copyright (c) 2024 Diálogos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).












