Estética de Nino Cais: Identidade Europeia versus Brasileira – desconstruindo ícones coloniais

Palavras-chave: Fotografias encenadas; Gosto Estético; Iconografias Desconstruídas: Nino Cais; Procedimentos artísticos decoloniais.

Resumo

Nino Cais é abordado como um caso de estudo estético: avalia-se como a iconografia colonial estereotipada pode ser subvertida através de uma ironia visual encenada. Outrora, artistas europeus viajavam ao Brasil, cumprindo missões antropológicas, cumprindo fins políticos, científicos e/ou pragmáticos. A natureza, a paisagem, os indígenas e seu patrimônio suscitavam no público europeu estranheza, fruição pitoresca aferida à norma estética do gosto. Cais concebe autorretratos/iconografias exóticas que desabilitam dogmatismos políticos coloniais; visa a autoidentidade profunda, contrariando a uniformidade de gosto e padrões de comportamento, propondo contramovimentos raciais e críticas societais. Sua obra equaciona metas existenciais e convicções gregárias. Interagindo encena uma nova iconografia; desconstrói estereótipos decoloniais, garantindo uma precisão estética e ideológica sem grilhões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Lambert, Politécnico do Porto

Graduation in Philosophy - Faculdade de Filosofia de Braga / Universidade Católica Portuguesa (1982);
Master of Philosophy - Faculdade de Filosofia de Braga / Universidade Católica Portuguesa (1986);
PHD in Philosophy / Aesthetics - Faculdade de Filosofia de Braga / Universidade Católica Portuguesa (1998);
Coordinator Professor - Aesthetics and Education - - Escola Superior Educação / Politécnico do Porto
Coordinator of Department - Cultural and Social Studies - Escola Superior Educação / Politécnico do Porto
Member of Scientific Board of InEd - Research Center of Escola Superior Educação / Politécnico do Porto
Director of InEd - Research Center of Escola Superior Educação / Politécnico do Porto (2014/2016)
Member of Scientific Board of IHA - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa
Director of Heritage Managment Degree - Escola Superior Educação / Politécnico do Porto
Director of Master of Philosophy - "Heritage, Arts and Cultural Tourism"
Coordinator of Research Projects in: "Educação Estética e Formação de Públicos para a Arte Contemporânea"; "Cartografia do Pensamento no Porto do séc. XX"; "Práticas Culturais em Contextos Profissionais"; "Novos Caminhos de Santiago – trajetos na contemporaneidade"; "Cerâmica: memórias, matérias e modos – património material e imaterial" - inED | ESE-Politécnico do Porto
Participation: "Bases Conceptuais da Investigação em Pintura" - FBAUP
Art Curator; Art Critic - member of AICA (Paris)
Comitee Advisory of DARDO Magazine (Santiago de Compostela / ES)

Referências

Ardui, Olivia (s/d). Ser, desvanecer e reaparecer em outro lugar - Nino Cais em diálogo com Olivia Ardui. https://www.ninocais.com/olivia-ardui
Barros, Manoel. 2010. Poesia Completa. São Paulo: Editora LeYa.
Bethel, Leslie 2003. Brazil – British and Irish Travellers. University of Oxford. http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/bndigital0363/bndigital0363.pdf
Biard, Jean-François. 1862. Deux années au Brésil. Paris: Hachette. https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k202214d.image
Buono, Amy J. 2007. “Jean-Baptiste Debret’s Return of the Negro Hunters, the Brazilian Roça, and the Interstices of Empire”. Orientesoccidentes. El arte y la Mirada del otro. XXVII Coloquio Internacional de Historia del arte. Mexico City: Universidad Nacional Autonoma de Mexico Instituto de Investigaciones Estéticas. https://core.ac.uk/download/pdf/215800497.pdf
Carvalho, Bernardo. 2003. Mongólia. São Paulo: Companhia das Letras.
Chevreau, Jean-Louis. 2009. Philosophie du Voyage. Conférences de l’Institut municipal – 2009. http://laposso.philo.free.fr/blog2/public/Philosophie%20du%20voyage.pdf
Correa Filho,V. 1939. Alexandre Rodrigues Ferreira Vida e Obra do Grande Naturalista Brasileiro. Porto Alegre: Companhia Editora Nacional.
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasgerais/drg62502/drg62502.pdf
Diener, Pablo. 2008. “A Viagem Pitoresca como Categoria Estética e a Prática de Viajantes”. REVISTA PORTO ARTE: Porto Alegre, V. 15, Nº 25 novembro/2008. https://www.researchgate.net/publication/277040532_A_viagem_pitoresca_como_categoria_estetica_e_a_pratica_de_viajantes
Domingues, A.M. 2021. “No trilho da ‘viagem filosófica’ de Alexandre Rodrigues Ferreira: uma breve história das suas coleções e sua disseminação”. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum. 16 (3) https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2020-0109
Dorfles, Gillo. 1969. Kitsch – Na Anthology of bad taste. London: Ed. Studio Vista Limited. https://www.academia.edu/35556356/Gillo_Dorfles_KITSCH_An_Anthology_of_bad_taste_engl_transl_1969
Ferreira, Alexandre Rodrigues. 1971. Viagem filosófica pelas capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. Iconografia. Geografia. Antropologia. Zoologia, 2 vols., Rio de Janeiro, Conselho Federal de Cultura.
Ianni, Octavio. 2003. Enigmas da Modernidade-Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Lago, Pedro Corrêa. 2008. Taunay e o Brasil - Obra Completa 1816-1821. Rio de Janeiro: Capivara.
Lago, Pedro Corrêa. 2009. Debret e o Brasil - Obra completa, 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara.
Lambert, Maria de Fátima 2020. “Viagens ecléticas, residências e obras: Maria Graham artista-autora-viajante”. MIDAS, 11. https://journals.openedition.org/midas/2222
Lambert, Maria de Fátima. 2021. “Bernardo Soares: The Never Accomplished Travel(s) – Writing and Seeing”. Revista Portuguesa de Humanidades 25, 1–2 (2021): 191–216.
Pataca, Ermelinda Moutinho. 2011. “Congruências entre cartografia e pintura no Prospecto da Vila de Cametá (1784) de José Joaquim Freire”. 1º Simpósio Histórico – Cartografia Histórica. https://www.ufmg.br/rededemuseus/crch/simposio/PATACA_ERMELINDA_M.pdf
Raminelli, Ronald. 1998. « Ciência e colonização - Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira”. Revista Tempo, n.6, p.157-182.
Sontag, Susan. 2018. “Notes on Camp” (1964). London: Penguin Classics.
Straumann Patrick. 2005. Les Indiens au Brésil – textes et illustrations de Jean-Baptiste Debret, [Textes de Luiz Felipe de Alencastro, Serge Gruzinski et Tierno Monénembo]. Paris : Editions
Chandeigne – Libraire Portugaise.
Tavares, Gonçalo M. 2010. Uma viagem à Índia. Lisboa: Caminho.
Turquety, Benoît. 2014. Inventing Cinema Machines, Gestures, and Media History. Lausanne: Éditions L’Âge d’Homme.
Viana, Fausto. 2018. “O design de cena de Jean Baptiste Debret”. CIDI 2017. 8th Information Design International Conference. Junho 2018, n. 1, vol. 4. http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/cidi2017/058.pdf
Publicado
2024-02-19
Como Citar
Lambert, M. de F. (2024). Estética de Nino Cais: Identidade Europeia versus Brasileira – desconstruindo ícones coloniais. Dialogos, 27(3), 134-157. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i3.68856